São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Jackie Chan é atração com longas de Hong Kong

Dragões para Sempre
Globo, 16h10.
  
(Dragons Forever). Hong Kong, 1987, 102 min. Direção: Sammo Hung. Com Jackie Chan, Sammo Hung, Yuen Biao. Aqui, o advogado Jackie Chan não se contenta em usar a lei para combater industrial que polui o meio ambiente. Serve-se também de seu conhecido arsenal de golpes demolidores.

Projeto China
Record, 23h.
  
(Project A). Hong Kong, 1984, 106 min. Direção: Jackie Chan. Com Jackie Chan, Sammo Hung. Capa-e-espada de época, com Jackie unindo-se a um ladrão, Hung, para melhor combater os piratas que infestam os mares da China.

O que Faz uma Família
Globo, 23h10.
 
(What Makes a Family). EUA, 2000. Direção: Maggie Greenwald. Com Brooke Shields, Whoopi Goldberg. Casal de lésbicas tem um filho por inseminação artificial. A mãe da criança morre e sua companheira precisará lutar pela custódia da criança com os avós. Inédito.

Um Crime Perfeito
SBT, 0h30.
  
(A Perfect Murder). EUA, 1998, 107 min. Direção: Andrew Davis. Com Gwyneth Paltrow, Michael Douglas. Mulher casada com milionário bem mais velho do que ela tem caso com um artista, que é induzido pelo traído a matá-la.

Emmanuelle, uma Lição de
Amor
 
Bandeirantes, 2h30. (Emmanuelle, a Lesson in Love). 1994, 95 min. Direção: David Cove. Com Krista Allen. Após seduzir mais ou menos todos os terráqueos à sua volta, Emmanuelle (Allen) agora dedica-se a extraterrestres.

Sob Pressão
SBT, 2h40.
 
(Bad Day on the Block). EUA, 1997, 90 min. Direção: Craig R. Baxley. Com Charlie Sheen. Um incêndio desencadeia uma série de problemas mentais no bombeiro Sheen.

Essas Garotas!
Globo, 3h.
 
(Some Girls). 1989, 95 min. Direção: Michael Hoffman. Com Patrick Dempsey, Jennifer Connelly. Um jovem é convidado a passar o Natal em companhia de uma moça e de uma estranha família. Comédia.

Codinome: Wolverine
SBT, 4h15.
  
(Code Name: Wolverine). EUA, 1996. Direção: David Jackson. Com Antonio Sabato Jr. Ex-fuzileiro pega por engano mala com entorpecentes, derivando daí todo tipo de problema. Só para SP. (IA)

CURTAS-METRAGENS

O lado curto da retomada do cinema nacional

DA REDAÇÃO

O programa "Zoom", que a Cultura exibe aos sábados, às 23h, é -ou deveria ser- uma porta de entrada para o "lado B" da tão falada retomada do cinema nacional: os curtas. O espectador praticamente não tem chances de encontrar nos cinemas esse lado da produção cinematográfica que, por seu formato menor (em duração e também em custos), costuma oferecer mais liberdade para que os cineastas criem e desenvolvam suas idéias.
A possibilidade de assistir a essa produção na TV, deve, portanto, ser louvada. O "Zoom" deste sábado mostra o 15º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum.
No entanto, quando vai ao que interessa -as obras em si- o programa não exibe os destaques deste ano. O que é particularmente curioso tendo em vista que a Cultura entregou um prêmio no evento, para "Território Vermelho", de Kiko Goifman.
O programa exibe curtas do festival do ano passado. "Nevasca Tropical", de Bruno Vianna (do bem mais interessante "Geraldo Voador", de 94, adaptação de um conto fantástico de Will Eisner para a favela), é uma ficção em preto-e-branco, com André Santino, Elza Soares e Gustavo Falcão na história de uma confusão armada a partir da entrega de um saco de poeira em uma favela.
Outro curta do festival de 2003 é "KM 0", de Marcos Guttmann, terceiro filme do diretor que tem a estrada como cenário. Na história, um homem (Caco Ciocler) e uma mulher (Maria Ribeiro) que se envolveram -ou se envolverão- dirigem seus carros em sentidos diferentes da Rio-Santos.
Por fim, o programa exibe "Carro Forte", de Mário Diamante, que mostra quatro homens em conflito, carregando uma quantidade de dinheiro que jamais conseguiram juntar.


ZOOM. Quando: hoje, às 23h, na Cultura


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Lula lança o Roda a Bolsa!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.