UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
A neo-ruiva Fernanda Lima estava na platéia do show do grupo Public Enemy, sexta, em São Paulo


Pirâmide social

O Procon fez um levantamento comparando as principais dúvidas dos consumidores entre janeiro e setembro de 2003 com o mesmo período do ano passado. O setor que gerou o maior número de dúvidas nos consumidores foi o de cartões de crédito: apresentou um crescimento de 40,4% (de 7.160 para 10.055) em relação a 2002. As pessoas procuram o Procon porque entendem que estão sendo vítimas de cobranças indevidas e cálculos errados de prestações em atraso.
 
Em segundo lugar ficaram as financeiras, com um aumento de 12,3%. Foram 6.401 consultas contra 5.698 entre janeiro e setembro de 2002. Em terceiro lugar, quase que empatado, ficou o setor de energia elétrica, que cresceu 12% nas dúvidas, a maior parte delas sobre reajustes e valores das contas.

VIP
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está causando frisson no Clube Atlético São Paulo, de Higienópolis. É que um grupo de sócios resolveu passar um abaixo-assinado para que FHC frequente o lugar, sem comprar o título. De brincadeira, sócios ligados ao PT ensaiam uma "rebelião".

NEM TÃO MAL 1
Ficaram prontos os resultados de uma pesquisa feita pela Embratur nos EUA sobre a imagem do Brasil na mídia americana. Para espanto do governo, 44% das reportagens, em 2003, foram positivas, e 22%, negativas. Foram rastreadas matérias em jornais como "New York Times", "Wall Street Journal" e "Washington Post", além de mais de 20 revistas de culinária, turismo e serviços.

NEM TÃO MAL 2
E a Embratur deve diminuir a propalada verba de R$ 40 milhões de publicidade, que será licitada até o fim do ano. Por orientação do Tribunal de Contas da União, vai separar o que é publicidade de relações públicas. Em geral, os serviços de RP são contratados, sem licitação, pelas próprias agências.

REALISMO
Anda saindo faísca nas gravações das cenas de paixão vividas por Ana Paula Arósio e Erik Marmo na minissérie "Um Só Coração", de Maria Adelaide Amaral. Ana interpreta Yolanda Penteado, que se apaixona pelo estudante de medicina anarquista Martim, interpretado por Marmo. O realismo apaixonado do ator tem impressionado bastante a equipe.

MAGOEI
A socialite Vera Loyola está "muito magoada" com o governo Lula. "Fui uma peça importante para o presidente quando ele era candidato e precisava do apoio da elite", diz Vera. "E agora ele não me dá nada do que pedi. Não custa nada, não seria nada de mais ele me dar um programa na TV Educativa, né?", questiona a emergente.

PRECIOSIDADE
A exposição que vai comemorar os 90 anos de Tomie Ohtake (que ela completa no dia 21) terá três quadros de Ismael Nery, fato considerado raro devido à produção pequena do artista. As três telas pertencem a um mesmo colecionador, mas, por questões de segurança, não podem ser levadas em um mesmo carro para o local da mostra.

REI DA NOITE
Romário continua a dar vazão a seu lado "empresário da noite". Depois de malsucedidas experiências com o bar temático Café do Gol -aquele com a pintura de Zagallo sentado num vaso sanitário na porta do banheiro- e com um bingo, ele vai investir num pub na praia do Pepê, no Rio. A inauguração será na quinta-feira.

TROCA-TROCA
A sucessão de Tom Ford no cargo de diretor criativo da Gucci ainda é um mistério. Mas para o cargo de CEO do grupo a mais cotada é Rose Marie Bravo, da Burberry's.

CAMISETA E BONÉ
Está sendo lançada nesta semana uma campanha do Grupo Brasileiro de Melanoma para a prevenção do câncer de pele. De acordo com Gilles Landman, do Hospital do Câncer, o Brasil deve registrar, até o fim do ano, 4.300 novos casos da doença. Um dos alertas da campanha é o de que protetor ajuda, mas não é suficiente na prevenção da doença -o velho kit boné/camiseta ainda é indispensável. O slogan da campanha, do publicitário João Roberto Vieira da Costa, é: "O melhor protetor solar que existe é você. Quem ama, protege".

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Com oito telas de Di Cavalcanti e oito Pancettis, a Cia. das Artes promove leilão hoje, no hotel Unique, às 21h.
O livro "O Caso Rosenberg - 50 Anos Depois", de Assef Kfouri, será lançado hoje, na livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 18h30.
A jornalista Marília Scalzo autografa "Jornalismo de Revista", da editora Contexto, amanhã, na Livraria da Vila, às 18h30.
O chef chileno Alejo Huerta comanda a noite DJ Chef do Bop Bistrô Eletrônico, hoje, a partir das 21h.
O cantor Tony Gordon anima o happy hour do Havana Club, no hotel Renaissance, com apresentação de blues, jazz e pop internacional, hoje, das 18h30 às 21h30.


Texto Anterior: Daniela Thomas cria instalações-cenários
Próximo Texto: Música erudita: A alta forma de alegria de Keith Jarrett e seu trio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.