São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Batman - O Retorno     
Globo, 16h13. (Batman Returns). EUA, 1992, 126 min. Direção: Tim Burton. Com Michael Keaton, Danny DeVito, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Michael Murphy, Cristi Conaway, Vincent Schiavelli, Steve Witting, Jan Hooks, John Strong, Rick Zumwalt.
Batman (Keaton) enfrenta o Pinguim (DeVito) e mantém tensas relações com a Mulher-Gato (Pfeiffer). Neste segundo e melhor filme da série "Batman", temos, grosso modo, a neurose regendo a insanidade coletiva, inclusive a do herói, mas sem o blablablá esquemático da fraca versão de Christopher Nolan, "Batman Begins".

O Cangaceiro   
Cultura, 22h30. Brasil, 1953, 99 min. Direção: Lima Barreto. Com Milton Ribeiro, Marisa Prado, Alberto Ruschel, Vanja Orico, Heitor Barnabé, Dan Camara, Horácio Camargo, Ricardo Campos, Antônio Coelho, Maria Joaquina da Rocha, Moacir Carvalho Dias, Oswaldo Dias.
O conflito entre o grupo de cangaceiros liderados pelo capitão Galdino Ferreira (Ribeiro) e o menos sanguinário de todos, Teodoro (Ruschel). Seria o nosso faroeste, este clássico da história do cinema (nacional), mas falta algo que poderia ser definido numa única palavra: grandiosidade. Banal, é filme uma estrela que ganha outra por seu valor mítico. P&B.

Conspiração   
Globo, 22h45. (The Shadow Conspiracy). EUA, 1996, 103 min. Direção: George Pan Cosmatos.
Com Charlie Sheen, Donald Sutherland, Linda Hamilton, Ben Gazzara, Nicholas Turturro, Stanley Anderson, Theodore Bikel, Charles Cioffi, Terry O'Quinn, Sam Waterston.
Assessor de presidente dos EUA é advertido por professor de uma conspiração em andamento em plena Casa Branca. Mas o professor é morto. Desarmar a bomba será a tarefa do assessor, que procurará para tanto o auxílio de uma intrépida repórter. Último filme de Cosmatos (1941-2005), um cineasta tão tosco quanto curioso, que assinou do horrendo "Stallone Cobra" ao interessante "Tombstone".

Bancando a Mona Lisa   SBT, 1h. (Playing Mona Lisa). EUA, 2000, 98 min .
Direção: Matthew Huffman. Com Alicia Witt, Harvey Fierstein, Brooke Langton, Molly Hagan, Estelle Harris, Sulo Williams, Zachary Kranzler, Joe Mazza.
Após ser rejeitada pelo noivo, uma pianista perde a cabeça e cai no mundo, a fim de esquecê-lo. Mais fácil esquecer este filme, metralhado pela crítica internacional.

Justa Causa   
SBT, 3h. (Just Cause). EUA, 1995, 102 min. Direção: Arne Glimcher. Com Sean Connery, Laurence Fishburne, Ed Harris.
Condenado à morte (talvez injustamente) convoca o jurista Connery para se ocupar de seu caso. Quem é Arne Glimcher? Alguém que dirigiu nomes conhecidíssimos, como Connery, Ed Harris e Fishburne. É o suficiente para esse horário tão ingrato.

Escrava Sexual
Bandeirantes, 3h. (Justine - In the Heat of Passsion). EUA, 1996. Direção: David Cove. Com Daneen Boone, Timothy Di Pri, Kimberly Rowe, Jennifer Behr, Ashlie Rhey.
O professor Robson está indo para o Egito, em perseguição à última Tumba de Rá, em companhia de Justine e Madame Souvray. Justine é seqüestrada em uma loja de antiguidades chinesa, apenas para servir como escrava sexual, mas Robson chega a tempo de salvá-la. Depois deste episódio, a equipe decide ir para o Alaska em busca de um artefato mágico, o "Dente de Deus", e se envolve em perigosas aventuras.

Starman - O Homem das Estrelas    
SBT, 3h15. (Starman). EUA, 1984, 114 min. Direção: John Carpenter. Com Jeff Bridges, Karen Allen.
Alien que chega à Terra em missão de paz é devidamente perseguido pelos homens. No rastro de "ET", Carpenter vai além (no tema) e faz um belíssimo filme sobre a intolerância, mais precisamente sobre a exclusão, a impossibilidade de alguém diferente estar nesta Terra.

Mais uma Montanha   
SBT, 4h15. (One More Mountain). EUA,1994. Direção: Dick Lowry. Com Meredith
Baxter, Chris Cooper, Robert D. McNeill.
Em 1846, família do Illinois decide mudar para a Califórnia, o que era uma tremenda aventura. O ponto de vista será o da mulher, algo raro nos faroestes e que rende algo minimamente assistível. O problema, que fique claro, é que a produção televisiva mingua a grandiosidade do gênero. Somente para São Paulo.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Lula lança Bolsa-Sutiã!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.