São Paulo, Sábado, 11 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Cerimônia de entrega dos laureados do "Grande Prêmio Cinema Brasil" será no dia 5 de fevereiro
"Oscar" brasileiro consagra marketing


especial para a Folha

Até o todo-poderoso do cinema atual, o marketing, foi lembrado entre os que receberão o "Grande Prêmio Cinema Brasil", lançado pelo Ministério da Cultura nesta semana.
Um troféu inédito homenageia com o prêmio de melhor lançamento a produção que melhor se esmerar em folders, cartazes e outros apelos de divulgação.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em São Paulo no dia 5 de fevereiro, pouco mais de um mês antes da cerimônia do Oscar, em Los Angeles. O local ainda não foi divulgado.
No palco, o "glamour" está garantido com a presença das três divas homenageadas: Fernanda Montenegro, Vera Fischer e Zezé Motta. Ao lado delas, um representante do sexo masculino no mundo do cinema nacional: Anselmo Duarte, que completará 80 anos no próximo ano.
Seis das 17 categorias já tiveram seus indicados divulgados. Os premiados serão decididos por um colégio eleitoral composto de 400 pessoas, entre jornalistas culturais, professores, escritores, secretários estaduais de Cultura e até parlamentares.
O resultado só será conhecido na cerimônia de entrega, em envelopes lacrados, à maneira do Oscar. "Temos uma empresa de auditoria acompanhando tudo para garantir a lisura do processo", disse o secretário do Audiovisual, José Álvaro Moisés.
Os vencedores nas outras 11 categorias, mais especializadas -como montagem, roteiro, fotografia, trilha sonora e animação, entre outras-, serão escolhidos pelo mesmo júri especial responsável pelas indicações.
Não há prêmio em dinheiro, só um troféu, que será escolhido por meio de concurso aberto ao público. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 17 na secretaria, em Brasília (Esplanada dos Ministérios, bloco B, sala 321, CEP 70068-900, Brasília-DF).
Segundo o secretário José Álvaro Moisés, o objetivo do prêmio é reconhecer a "virada" do cinema brasileiros nos últimos anos. "Para se ter uma idéia, em 92 só dois filmes foram produzidos. Este ano, temos 37 filmes", disse.
Não há, até agora, muitas surpresas entre os indicados. Para melhor filme, os finalistas foram "Orfeu", "Amor & Cia.", "O Primeiro Dia", "Por Trás do Pano" e "Um Copo de Cólera".
Hector Babenco, cujo "Coração Iluminado" ficou de fora na premiação a melhor filme, aparece como indicado a diretor, ao lado de cineastas como Cacá Diegues, Carlos Reichenbach, Luiz Villaça e a dupla Walter Salles e Daniela Thomas.
Aparecem ainda entre os indicados Fernanda Torres, Júlia Lemmertz e Marília Pêra, entre as atrizes, Matheus Nachtergaele, Murilo Benício e Othon Bastos, entre os atores. A melhor minissérie de televisão também será premiada -todas as indicadas são da rede Globo.


Texto Anterior: Televisão: Groisman estréia na Globo com programa sobre educação
Próximo Texto: Livro - Lançamentos: A Bíblia compartida: uma audácia atraente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.