São Paulo, Sábado, 11 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista cria presente de Natal

da Reportagem Local

O artista plástico Vik Muniz correrá o mundo neste final de ano na forma de um presente de Natal para cerca de 3.000 curadores, artistas, galeristas, colecionadores e diretores de museus do mundo inteiro.
Vik Muniz foi o escolhido por Peter Norton para confeccionar uma obra múltipla que será distribuída para o seu "seleto" mailing, uma espécie de "who is who" da arte contemporânea.
Antes de confeccionar seu trabalho, Vik Muniz perguntou se os futuros presenteados eram fumantes ou não. De acordo com a resposta, receberão fotografias feitas com terra ou com cigarros.
Nos anos anteriores, artistas como Kara Walker, Jim Hodges, Lorna Simpson e Yasumasa Morimura produziram peças para o colecionador.
O norte-americano Norton é um ex-empresário da área de computação (era dono da PC-Software, vendida em 1990). Hoje atua como filantropo, colecionador de arte contemporânea e autor de livros de informática.
Norton, que vive em Santa Monica (Califórnia), faz parte do conselho de diretores de várias instituições culturais norte-americanas, como Whitney Museum, California Institute for the Arts e DEA Foundation, além de ter sua própria fundação, a Peter Norton Family Foundation. (CF)

Texto Anterior: Artes Plásticas: Vik Muniz quer fazer "feijoada visual"
Próximo Texto: Brasil em Londres: Amazônia invade Museu Britânico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.