São Paulo, sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em um álbum de tecno, Renato Cohen absorve de funk a jazz

Autor do hit "Pontapé", o produtor de dance lança disco após 15 anos de estrada

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano Renato Cohen, 35, é dos nomes mais conhecidos da música eletrônica brasileira. É DJ e produtor há 15 anos e autor de "Pontapé", faixa extremamente dançante lançada em 2002 que tornou-se um hit ao ser tocada por gente como Carl Cox e Laurent Garnier. "Pontapé" é de 2002, e desde 2002 Cohen é cobrado: "Quando você lança seu primeiro disco?". Esse primeiro disco finalmente saiu.
"Sixteen Billion Drum Kicks" é encontrado na Europa por meio da Sino, gravadora da dupla de DJs/produtores franco-chinesa Technasia, e, no Brasil, pelos selos ST2/3Plus Music. A pergunta óbvia: por que tanto tempo?
"Eu trabalho de forma muito lenta. Mas, além disso, a música mudou muito nesse tempo, eu fazia algumas coisas e voltava atrás, começava do zero", diz.
Sobre essas mudanças, ele exemplifica com o minimal, que entre 2004 e 2008 tomou as pistas de dança com músicas de estrutura lenta, repetitiva, com batidas espaçadas: "O minimal mais ou menos desestabilizou tudo. A música eletrônica precisava de mudança. Mas o minimal, da forma como aconteceu, foi um grande equívoco.
Era uma música que já existia e foi reutilizada por marqueteiros. Mas acabou". "Sixteen Billion..." é um disco de texturas diversas: há tecno puro ("Ácida", "Jaxx", "Power"), funk ("Samba Who?"), disco ("Cosmic Man"), house ("Corazón"), noise ("Shout"), anos 1980 ("Summer Rain") e até uma releitura jazzy de Pontapé com o trompetista Bocato.
"Me conhecem como produtor de tecno, então quis juntar no disco todas essas influências num disco de tecno." Além disso, ele tentou colocar no álbum "uma característica brasileira, mas que não fosse um clichê. A característica brasileira é essa capacidade de juntar um monte de coisas e transformar em algo totalmente diferente".


SIXTEEN BILLION DRUM KICKS

Artista: Renato Cohen
Lançamento: ST2/3Plus Music
Quanto: R$ 30, em média




Texto Anterior: Daniela Mercury quer reeditar Semana de 22 em novo disco
Próximo Texto: Governo defende filmes populares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.