São Paulo, Terça-feira, 12 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O MISTÉRIO DE LULU"
Filme responde com perguntas

da Redação

"O Mistério de Lulu" possui elementos bastante familiares à obra literária de Paul Auster. Entre eles, o acaso e o fantástico (este, antes alegoria de uma questão filosófica).
Acaso: Izzy (Harvey Keitel), saxofonista famoso, recebe um tiro durante um show. Obrigado a deixar a carreira, experimenta um vazio que o deprime.
O instrumentista vê, certa noite, entre os pertences de um homem morto caído no meio da rua, uma pedra com poderes estranhos.
Fantástico: ao procurar o proprietário do objeto, encontra o amor de sua vida, Celia (Mira Sorvino), atriz que interpreta no cinema o papel de Lulu, personagem do clássico "Lulu - A Caixa de Pandora", de Pabst.
Quando confia a pedra à moça, que viaja quando as filmagens começam, tudo se transforma, como se um pecado inconsciente expulsasse Izzy de seu paraíso.
Às esperadas explicações, o filme responde com novas indagações. Nada se resolve, tudo se desagrega, a ponto de o mundo parecer irreal. (CS)


Filme: O Mistério de Lulu Produção: EUA, 1998 Direção: Paul Auster Com: Harvey Keitel, Mira Sorvino Quando: estréia prevista para 22/1



Texto Anterior: As duas faces de Paul Auster
Próximo Texto: "Trilogia" aborda (con)fusão de identidades
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.