São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2001

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MODA

Desfile da coleção outono-inverno 2001 aconteceu no sábado

Herchcovitch agrada Paris com "punk-country"

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A PARIS

O estilista Alexandre Herchcovitch apresentou anteontem sua coleção de outono-inverno 2001 no calendário do prêt-à-porter francês, que começou oficialmente quinta-feira na cidade.
Em sua segunda participação na temporada de Paris, Herchcovitch contou com a presença de importantes jornalistas e agradou. "Sinto quando as pessoas gostaram pela quantidade de gente no camarim", disse o estilista depois do desfile. De fato com o backstage congestionado. A coleção foi a mesma mostrada no primeiro dia da São Paulo Fashion Week, em 30 de janeiro último.
O desfile aconteceu no Espaço Renault, na avenida Champs-Elysées. Entre as presentes estava a stylist Ann Christensen, que disse ter adorado o desfile. "Há coisas incrivelmente criativas. Gostei muito da silhueta que ele fez com três peças e do legging de couro. E eu gostei dessa coisa punk-country", falou à Folha.
A "Harper's Bazaar" também estava lá, representada pela editora Khristine Zymbalist, junto a outros jornalistas internacionais. Aos pés dos fotógrafos, estava a editora Suzy Menkes, do "International Herald Tribune", uma das vozes mais influentes do circuito internacional. Menkes esteve também no último desfile do estilista. E, já naquela temporada, publicou positiva resenha sobre ele. Ao lado dela estavam o presidente da Chambre Syndicale du Prêt-à-Porter francês, Didier Grumbach, e a arquiteta e decoradora Andrée Puttman, sentada, por sua vez, ao lado da empresária Costanza Pascolato, com quem conversou no desfile.
"Andrée adorou", contou Costanza. "Ela disse que viu quando Yves Saint Laurent começou e que havia essa mesma energia, e que, naturalmente, as épocas são outras, mas achou que Alexandre é moderno, contemporâneo." Segundo ela, foram elogiadas por Puttman "as proporções impecáveis" do estilista.
Entre os compradores, estavam presentes os grandes magazines japoneses e representantes de Henri Bendel, Barneys e Neiman Marcus. "A reação dos "buyers" foi muito boa", disse Ana Luiza Pessoa de Queiroz, responsável comercial por Herchcovitch fora do Brasil. "Tivemos uma excelente resposta e sentimos que vai explodir", garante. Para ela, a evolução do trabalho de Herchcovitch mostra consistência e isso se reflete no crescente interesse da mídia, manifestado nas presenças ao desfile.
"É apenas o terceiro dia de show-room e já tenho notícia de que as vendas triplicaram em relação à última estação", disse Herchcovitch no backstage, cercado por entusiastas da moda brasileira, como o fotógrafo peruano Mario Testino.
Também estava lá a exótica Isabella Blow, vestida de Herchcovitch (saia transparente e blusa com megaflor brancas), com sapato Yves Saint Laurent by Tom Ford. Ela puxou palmas três vezes para as roupas, no meio do desfile, mas não teve quórum.
Com uma suéter customizada de paetês transparentes e a cara do Mickey Mouse, Johnny Luxo também estava na platéia, fervendo entre os convidados da primeira fila. Na entourage de Herchcovitch estavam ainda seus patrocinadores da Amni, Paulo Borges e sua equipe, o maquiador Celso Kamura e o stylist Paulo Martinez.


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