São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
'Viagens' promove expedição pela cultura

FLÁVIO LOBO
especial para a Folha

Viagens, Fluxos, Fronteiras e Territórios. Este é o tema que vai nortear todos os eventos multidisciplinares programados para 98 pelo Instituto Itaú Cultural. O primeiro evento, "Viagens", será lançado hoje, com abertura de exposição para convidados na sede do Instituto, na avenida Paulista. A exposição será aberta ao público amanhã, quando o músico Egberto Gismonti fará a primeira de uma série de seis apresentações.
É a primeira vez que a curadoria do instituto elege um tema anual com o intuito de estabelecer um "diálogo" entre suas produções. Segundo Ricardo Ribenboim, 44, diretor do Itaú Cultural, "a intenção do instituto é iniciar, com a programação temática, a reflexão sobre os 500 anos do Brasil".

Quatro etapas

A primeira unidade, "Viagens", abrange desde as expedições exploratórias -como as realizadas em terras brasileiras pelos colonizadores europeus ou por cientistas e estudiosos- até as viagens imaginárias, metafóricas.
A proposta de "Viagens" é recuperar a memória e os registros dessas jornadas e refazê-las através de novas expedições, reflexões e criações artísticas. O evento inclui exposições, música, cursos, oficinas, palestras, cinema, vídeo e eventos literários.
Por meio das pesquisas realizadas sobre o tema, foram reunidos registros de 406 expedições científicas realizadas no Brasil, das quais mais de 150 exploraram a região amazônica. Essa constatação deu origem ao segundo evento multidisciplinar, "Amazônicas", que incluirá uma exposição e o lançamento de um CD-ROM.
Em "Amazônicas", o instituto pretende reconstituir seis expedições por meio da exposição de diversos tipos de registros de viagem, como desenhos e ensaios fotográficos.
"Fluxos", a segunda parte do tema, abordará o mundo urbano. Com videoinstalações, a mostra irá focar questões urbanísticas e culturais ligadas às metrópoles.
Por último, em "Fronteiras e Territórios", a curadoria do Itaú Cultural pretende fazer um "diagnóstico em vídeo" das fronteiras reais e virtuais do país. Também estão previstas expedições aos limites do Brasil. Artistas de diversas áreas deverão criar e fincar marcos em lugares considerados significativos.
Nas palavras de Ribenboim, "a idéia é que sejam produzidos marcos definitivos, numa escala que possa ao menos dar a leitura de um ponto via satélite. Será uma ação demarcatória, feita numa linguagem contemporânea".
Para produzir os eventos, o Itaú Cultural convocou "agentes culturais que já desenvolviam atividades relacionadas aos temas ou cujos trabalhos demonstrassem afinidade com as propostas", explica Bruno Assami, 32, gerente de difusão cultural do instituto.
Para Ribenboim, a definição de um "eixo curatorial" -como o estabelecido pelo tema "Viagens, Fluxos, Fronteiras e Territórios"- é coerente com o papel que o Itaú Cultural pretende desempenhar no cenário da cultura brasileira. A verba utilizada pelo Instituto Itaú Cultural para a realização do seu primeiro evento multidisciplinar do ano, "Viagens", é de R$ 750 mil.

Exposição: "Viagens" Quando: hoje, 19h (abertura para convidados) Onde: Instituto Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 238-1700) Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.