São Paulo, Sexta-feira, 12 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

AMERICAN SHAOLIN: SURGE UMA NOVA RAÇA DE KICKBOXER
Bandeirantes, 13h. (American Shaolin). EUA, 1991, 106 min. Direção: Lucas Lowe. Com Reese Madigan, Treni Bushey. Depois de levar uma surra, lutador recorre aos monges de Shaolin em busca dos ensinamentos espirituais necessários a quebrar a cara de quem aparecer pela frente.

TARZÃ, O FILHO DA SELVA
SBT, 14h.
(Tarzan, the Ape Man). EUA, 1981, 111 min. Direção: John Derek. Com Bo Derek, Richard Harris, John Phillip Law. John Derek dedica-se a sua atividade essencial: expor as formas de sua mulher, Bo. Tarzã e a selva apenas complementam a fotografia lambida. Para piorar, Bo é bela, mas sem graça.

UNIDOS PARA VENCER
Globo, 15h55.
(Sidekicks). EUA, 1993. Direção: Aaron Norris. Com Chuck Norris, Jonathan Brandis, Beau Bridges. Um adolescente praticante de artes marciais sonha conhecer seu ídolo e ator de filmes de ação: Chuck Norris, interpretado pelo próprio. O sonho se realiza durante um torneio e os dois acabam se tornando amigos. Inócuo.

MINHA NAMORADA FAVORITA
Bandeirantes, 21h30.
(My Gal Sal). EUA, 1942, 103 min. Direção: Irving Cummings. Com Rita Hayworth, Victor Mature. Biografia do compositor Paul Dresser (Mature), que pontificou no fim do século 19, tendo por centro sua música, claro, mas, sobretudo, o encontro com a atriz Sally Elliott (Hayworth). Na balança, os encantos de Rita contam mais do que a canastrice de Mature.

VIDA E SANGUE DE POLACO
Cultura, 22h30.
Brasil, 1984, 56 min. Direção: Sylvio Back. Documentário sobre a imigração polonesa no Sul do Brasil, iniciada na segunda metade do século 19. Mas, sobretudo, um olhar afetivo sobre a preservação de hábitos culturais desse povo e seus problemas de adaptação no novo país. Nada discursivo, esse painel é provavelmente o pico da obra documental de Back e ponto privilegiado de observação o "melting pot" à brasileira.

CHEQUE EM BRANCO
SBT, 22h.
(Blank Check) EUA, 1994, 94 min. Direção: Rupert Wainwright. Garoto tem a bicicleta danificada por ladrão de bancos que, com medo de ser descoberto, lhe entrega um cheque em branco. O garoto preenche o valor de US$ 1 milhão e descobre que, como o cheque tem fundos, ficou rico. Comédia simpática da Disney.

INTERCINE 1
Globo, 0h25.
Vai ao ar o escolhido entre "O Limite da Realidade" (1995, de Paul Ziller, com Jeff Fahey, Ami Dolenz) e "Simplesmente Alice" (1990, de Woody Allen, com Mia Farrow, Alec Baldwin).

INTERCINE 2
Globo, 2h20.
Fecha a semana o favorito dos espectadores, entre "A Mansão do Inferno" (Itália, 1980, de Dario Argento, comLeigh McCloskey, Irene Miracle, Sacha Pitoeff) e "Tiro de Misericórdia" (1990, de Phil Joanou, com Sean Penn, Ed Harris, Gary Oldman).

ATRAÇÃO PERIGOSA
Bandeirantes, 3h30.
(Dangerous Attraction). EUA, 1993, 84 min. Direção: Pierre Le Blanc. Com M. Seller, G. Gori, T. Kelly. Tudo começa quando um estudante descobre -com a ajuda de sua professora e amante- que o cineasta sobre o qual prepara uma tese está vivo. Mais, que ele é filho do cineasta e tem uma bela e misteriosa irmã, supostamente vítima de abusos sexuais praticados pelo pai. Em respeito à irmã, o rapaz tentará assassinar o pai, até descobrir que ela não era sua irmã. No mais, descobre também que a falsa irmã é amante de sua professora.

TV PAGA
A glória de Tião Medonho

da Redação

Eliezer Gomes é um nome pouco conhecido. Foi pouco aproveitado como ator, num país em que contam-se nos dedos os atores negros. Mas sua presença em "Assalto ao Trem Pagador" (Canal Brasil, 23h) é decisiva para que esse filme de 1962 seja possivelmente o melhor policial já feito no Brasil.
Isso não se deve só ao ator. A descrição fria do assalto ao Banco do Brasil e suas sequelas deve muito ao roteiro e também à direção de Roberto Farias.
Mas a presença de Gomes como o célebre Tião Medonho dá uma impulsão rara ao conjunto: é precisa, seca, cerebral, além de animada por uma voz cortante. É uma das construções de papel mais requintadas e bem-sucedidas do cinema brasileiro. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Preste atenção à subjetividade
Próximo Texto: Miramax coloca premiação do Oscar 99 sob suspeita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.