São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
SOLIDARIEDADE
O jantar oferecido anteontem no Morumbi por Israel Vainboim, da Unibanco Holdings, foi em prol da Casa de Cultura de Israel; na foto acima, o anfitrião (à esq.) recepciona Abram Szajman

Penitência do mercado

Os administradores Ambev, companhia que nasceu da fusão da Brahma e da Antárctica, foram formalmente convidados a doar R$ 300 mil à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que funciona como xerife das empresas de capital aberto. O convite se estende aos administradores da Braco S/A, citada no mesmo inquérito administrativo.
A doação está prevista no item 7 de um "termo de compromisso" assinado no último dia 2, no Rio, entre a CVM, a Ambev e a Braco. Pelo mesmo documento, o órgão de fiscalização se compromete a suspender inquérito administrativo que corria contra as empresas.
Os R$ 300 mil servirão a duas finalidades. A primeira: "ressarcir os custos" do inquérito.
A segunda, mais prosaica: comprar livros de direito e economia para a biblioteca do órgão público. Os doadores farão uma relação de títulos e deverão adquiri-los após a prévia aprovação do beneficiado.

DESTINO
Carlos Jereissati, da Telemar, quebrou por conta própria o sigilo bancário da Rivoli -empresa dele apontada por procuradores como o caminho por onde teria passado suposta propina no processo de privatização, tendo na outra ponta Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil.

Segundo os documentos, que estão sendo enviados por ele a "formadores de opinião", a empresa recebeu três cheques em 99, de investidores que compravam dele ações da Telemar. O dinheiro, na forma de outros dois cheques, foi depositado por Jereissati numa conta do governo, para pagar parcelas da própria privatização.

AMIZADE
Amigos de muitas décadas, Jereissati e Ricardo Sérgio tiveram rápido vínculo de trabalho depois que o diretor saiu do governo. Ele prestou a Jereissati consultoria econômica até conseguir tomar pé de novo dos próprios negócios.

TROMBONE
Os planos de saúde têm liderado o ranking de reclamações nos primeiros três meses do ano, segundo levantamento do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Eles respondem por 20% das queixas -uma delas, aumento de mensalidade por mudança de faixa etária. Em seguida vêm as instituições financeiras, com 15%; e as empresas de telefonia, com 14%.

BELEZA AMERICANA
Barbara Bush, uma das filhas gêmeas do presidente americano George W. Bush, passou o sábado fazendo tratamento de beleza no salão J. Sisters, em Nova York.

O lugar, chiquérrimo, é comandado pelas brasileiras Jocely, Jonice, Joyce, Janea, Juracy e Judcea e tem em sua lista de clientes Naomi Campbell, Cindy Crawford, Gwyneth Paltrow e Christy Turlington.

"RELAX"
Recém-separada de Armando Fernandez, a bela Luiza Brunet embarca esta semana para uma temporada de dois meses em Ibiza, na Espanha. Vai "com as crianças", como ela chama os filhos, Yasmin, 13, e Antonio, 2.

NOTÍCIA NELES
Guilherme Stoliar, sobrinho de Silvio Santos e superintendente comercial do SBT, está conversando com Lilian Witte Fibe, do portal Terra. A idéia é contratar a jornalista para apresentar jornal em horário nobre.

Em recente entrevista ao "Meio & Mensagem", Stoliar fez um apelo ao tio: "Silvio Santos, por favor, me dê um pouquinho mais de jornalismo porque os meus clientes querem comprar jornalismo".

PURA COINCIDÊNCIA
Parece até que foi de propósito: logo depois de a apresentadora Ana Paula Padrão anunciar, no "Jornal da Globo" de quarta-feira, reportagem sobre "a sétima filha de Pelé", Flávia Kurtz (só agora reconhecida publicamente), entraram os comerciais. E apareceu Pelé, fazendo propaganda das maravilhas do Viagra.

MIRAGEM
Luis Favre não jantou na noite de terça-feira no hotel Emiliano com a prefeita Marta Suplicy, como informou erroneamente a coluna ontem. Favre, na verdade, acompanhava Lula numa viagem a Paris. Marta jantou no Emiliano -mas apenas com sua equipe de comunicação.

RAMBO
O escritor inglês Andy McNab chega ao Brasil dia 29 para lançar, na Bienal do Livro, seu romance "Controle Remoto". Ex-oficial, McNab carrega no currículo ações militares secretas e eliminações físicas de inimigos no Oriente Médio e na Irlanda do Norte. Ele informou à Geração Editorial, que publica o livro, que quer dar entrevistas -mas sem fotos, por motivos de segurança.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

Estréia hoje a peça "Casa de Boneca", de Henrik Ibsen, com Ana Paula Arósio, Floriano Peixoto e Marcos Winter, às 21h, no teatro Faap.
O DJ americano e produtor musical Wyatt Earp comanda os pick-ups hoje à noite no club Rubi, a partir das 23h30. É hoje a abertura da mostra de cartazes e vídeos poloneses no Instituto Tomie Ohtake, a partir das 11h.
Luciano Cury, diretor de criação da Bandeirantes, é finalista do BDA Awards, de Los Angeles, com as vinhetas para o canal Band News.
Será hoje o concerto inaugural do projeto "Quando o Erudito Encontra o Popular", às 21h, no teatro do Sesc Ipiranga.
Começa hoje e vai até domingo o workshop de pré-formação Gyrokinesis ministrado por Rita Renha na academia Walk Dance by Steps.



Texto Anterior: Crítica: Vocais femininos trazem emoção ao disco
Próximo Texto: Música: Duo White Stripes faz clássicos instantâneos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.