São Paulo, Segunda-feira, 12 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY tem fundação mais antiga

MARCELO DIEGO
de Nova York

A Sinagoga Central de Nova York funciona desde 1872 no mesmo endereço: 123, leste, na rua 55. É a fundação judaica mais antiga do país ainda em funcionamento.
A atual sede da sinagoga foi projetada em 1870, pelo salesiano naturalizado americano Henry Fernbach. Ele é considerado o primeiro arquiteto judeu de grande influência no país. Depois do trabalho religioso, construiu vários edifícios no bairro do Soho. Suas obras posteriores usavam primordialmente o ferro como matéria-prima.
O endereço original da sinagoga era na Ludlow Street. No estilo mourisco-islâmico, ela foi inaugurada por um grupo de 18 imigrantes conhecido como Ahawath Chesed (Amor de Misericórdia).
Com o crescimento da comunidade judaica na cidade, eles resolveram construir uma sinagoga maior -a que está em funcionamento atualmente. Ela é aberta ao público, exceto na primeira sexta do mês, e tem 1.400 associados.
Além de mais antiga, ela é a maior sinagoga da cidade.
Sua fachada é em estilo mourisco, com duas torres que representam os antigos palácios do rei Salomão. Cada uma das torres atinge 37 metros de altura.
No interior, a decoração mistura tons em vermelho, azul e dourado e é inspirada nas gravuras do Alhambra, um palácio espanhol.
As laterais da sinagoga também são em estilo hispânico.
No interior, há rolos do Torá, o livro sagrado do judaísmo.


Texto Anterior: Período foi de progresso
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Fronteiras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.