São Paulo, Segunda-feira, 12 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rapper Ice Cube se aventura na direção

da Redação

Apesar de terem em comum a violência e o fato de suas principais estrelas serem cantores de rap, os filmes "As Duas Faces da Lei" e "Clube dos Imorais" têm uma diferença básica.
O primeiro marca o fim da carreira cinematográfica de Tupac Shakur, assassinado em 1996, aos 25. O outro é a estréia atrás das câmeras de Ice Cube.
Comparativamente, a despedida de Shakur é mais envolvente que a chegada de Cube.
Isso porque o diretor Jim Kouf inseriu doses de um humor mórbido, evitou maniqueísmos fáceis e adotou uma estética da violência que transita entre o balé de John Woo e o escracho de Quentin Tarantino.
Shakur e James Belushi são dois policiais incumbidos de banir as drogas das ruas. Para tanto, se disfarçam de traficantes e usam uma stripper para seduzir os bandidos. Ao ser pegos, os traficantes são assassinados pelos policiais, que ficam com drogas e dinheiro e simulam uma guerra de gangues para explicar os homicídios.
Tudo vai bem até o dia em que os policiais matam um agente do DEA (agência de combate às drogas dos EUA). É o momento em que as coisas saem do controle e é a hora em que o diretor assume as rédeas do filme.
Dispensado da torcida, o espectador tem tempo de sobra para saborear a habilidade com o que o diretor enche de tensão e relaxa a trama, num vaivém que, se não torna "As Duas Faces da Lei" indispensável, faz do filme uma despedida digna para um rapper que estava provando ser bom ator.
Para não dificultar muito a sua estréia como diretor, em "Clube dos Imorais", Ice Cube se escorou numa trama linear e recheada com um ou outro clichê.
Trata-se da história de uma mulher -a belíssima Lisaraye- que sonha deixar o gueto e ser jornalista. Para bancar a faculdade, ela dança num clube de strip tease.
É assim, sem muitas surpresas, que o filme segue até o final. Mas nem tudo são pedras no caminho de Ice Cube. Ele revelou talento para dirigir atores. O reflexo mais característico disso é o fato de todas as performances estarem permeadas pelo humor carrancudo do diretor.
No atual estágio, Cube é um diretor à procura de um roteirista.
(EF)


Avaliação:





Filme: As Duas Faces da Lei
Título original: Gang Related
Produção: EUA, 1997, 106 min
Direção: Jim Kouf
Com: James Belushi, Tupac Shakur, Lela Rochon e Dennis Quaid




Avaliação:





Filme: Clube dos Imorais
Título original: The Players Club
Produção: EUA, 1998, 100 min
Direção: Ice Cube
Com: Ice Cube, Bernie Mac, Lisaraye e Monica Calhoun




Texto Anterior: Vídeo lançamentos: "Blade" empolga por ser despretensioso
Próximo Texto: Filme é um desperdício
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.