Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"Festival me salvou em 79", diz diretor
SAMUEL BLUMENFELD
DO "LE MONDE"
Na quarta-feira, um dia antes da
entrevista coletiva que Francis
Ford Coppola deu em Cannes, o
cineasta concedeu uma entrevista
exclusiva ao jornal francês "Le
Monde". Leia os melhores trechos.
Pergunta - A adaptação de "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad, era para ter sido o primeiro
filme dirigido por Orson Welles. Você consultou o roteiro dele antes de
começar o seu?
Francis Ford Coppola - Acho que
sim, mas faz muito tempo. Welles
adaptou o romance de Conrad
para um programa radiofônico.
Nós chegamos a nos conhecer e
conversamos longamente sobre
"Apocalypse Now".
Pergunta - Esta é sua segunda vez
no Festival de Cannes com o mesmo filme. Como foi em 79?
Coppola - Vim com toda a minha família, como sempre faço.
Estava extremamente febril. O filme ainda não ficara pronto, a imprensa norte-americana estava no
meu pé, era preciso mostrá-lo de
uma vez para acabar com a boataria. Fiquei apavorado. Cannes me
salvou.
Pergunta - O que você sentiu ao
redescobrir "Apocalypse"?
Coppola - Pouca coisa. Acho que
a nova versão mostra um filme
melhor, mais bem desenvolvido.
O fim, que foi muito criticado à
época, continua o mesmo, mas
me parece mais bem encaixado
com o resto da história.
Pergunta - Quais são suas cenas
preferidas?
Coppola - A da destruição da
ponte de Do Lung. O ataque com
os helicópteros. Gosto do monólogo de Brando sobre o Vietnã.
Pergunta - Rever Brando produz
um sentimento estranho. Ele atuou
em uma dezena de filmes depois,
mas de alguma maneira "Apocalypse Now" é seu último trabalho
importante.
Coppola - É difícil existir um filme como "Apocalypse" hoje porque poucas pessoas fariam o sacrifício que foi dirigi-lo. Assim como os atores, que se recusariam a
passar um ano na selva.
Pergunta - O filme é o último de
uma época em que um diretor podia passar um ano na selva, assim
como Michael Cimino podia passar
um ano com "O Portal do Paraíso".
Coppola - Tudo mudou depois
de "O Portal do Paraíso". De que
acusam Michael Cimino hoje em
dia? De ter estourado o orçamento? Mas o filme não custou nada
comparando com as produções
atuais. E quais grandes filmes foram produzidos desde então? "A
Lista de Schindler", "Pulp Fiction", talvez?
Tradução Sérgio Dávila
Texto Anterior: Cinema: Cannes vê a nova versão do "Apocalypse" Próximo Texto: E não é que a nova versão ficou melhor? Índice
|