São Paulo, sábado, 12 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Festival me salvou em 79", diz diretor

SAMUEL BLUMENFELD
DO "LE MONDE"

Na quarta-feira, um dia antes da entrevista coletiva que Francis Ford Coppola deu em Cannes, o cineasta concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal francês "Le Monde". Leia os melhores trechos.

Pergunta - A adaptação de "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad, era para ter sido o primeiro filme dirigido por Orson Welles. Você consultou o roteiro dele antes de começar o seu?
Francis Ford Coppola -
Acho que sim, mas faz muito tempo. Welles adaptou o romance de Conrad para um programa radiofônico. Nós chegamos a nos conhecer e conversamos longamente sobre "Apocalypse Now".

Pergunta - Esta é sua segunda vez no Festival de Cannes com o mesmo filme. Como foi em 79?
Coppola -
Vim com toda a minha família, como sempre faço. Estava extremamente febril. O filme ainda não ficara pronto, a imprensa norte-americana estava no meu pé, era preciso mostrá-lo de uma vez para acabar com a boataria. Fiquei apavorado. Cannes me salvou.

Pergunta - O que você sentiu ao redescobrir "Apocalypse"?
Coppola -
Pouca coisa. Acho que a nova versão mostra um filme melhor, mais bem desenvolvido. O fim, que foi muito criticado à época, continua o mesmo, mas me parece mais bem encaixado com o resto da história.

Pergunta - Quais são suas cenas preferidas?
Coppola -
A da destruição da ponte de Do Lung. O ataque com os helicópteros. Gosto do monólogo de Brando sobre o Vietnã.

Pergunta - Rever Brando produz um sentimento estranho. Ele atuou em uma dezena de filmes depois, mas de alguma maneira "Apocalypse Now" é seu último trabalho importante.
Coppola -
É difícil existir um filme como "Apocalypse" hoje porque poucas pessoas fariam o sacrifício que foi dirigi-lo. Assim como os atores, que se recusariam a passar um ano na selva.

Pergunta - O filme é o último de uma época em que um diretor podia passar um ano na selva, assim como Michael Cimino podia passar um ano com "O Portal do Paraíso".
Coppola -
Tudo mudou depois de "O Portal do Paraíso". De que acusam Michael Cimino hoje em dia? De ter estourado o orçamento? Mas o filme não custou nada comparando com as produções atuais. E quais grandes filmes foram produzidos desde então? "A Lista de Schindler", "Pulp Fiction", talvez?


Tradução Sérgio Dávila



Texto Anterior: Cinema: Cannes vê a nova versão do "Apocalypse"
Próximo Texto: E não é que a nova versão ficou melhor?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.