São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCOS - LANÇAMENTOS
Ultrapop anos


CD romântico, relançamentos e álbum ao vivo relembram lado mais popular da leva roqueira brasileira da década passada


RITCHIE

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Reportagem Local

Aos 16 anos de idade, um dos discos mais bem-sucedidos do pop brasileiro dos 80 chega afinal ao formato CD. "Vôo de Coração", álbum de estréia de Ritchie, 47, que em 1983 vendeu 1 milhão de cópias e ameaçou o trono então estável de Roberto Carlos, está à venda por correio, pelo MusiClub; só no final deste mês chega às lojas.
Enquanto hits como "Menina Veneno", "Casanova", "A Vida Tem Dessas Coisas", "No Olhar" e "Pelo Interfone" voltam a ser acalentados, o artista inglês radicado no Brasil desde os 70 desenvolve carreira como web designer. Trabalhando diretamente com o músico e artista eletrônico britânico Thomas Dolby, pesquisa o plug-in Beatnik, com o qual formulou sua homepage (www.ritzcafe.com).
E a música? "Tenho material inédito, não paro de produzir. Só não tenho saída no momento. É pena que as gravadoras não se interessem", diz, afirmando que o trabalho atual o mantém ligado à música. "As novas ferramentas mostram que a música pode ser democratizada, que o usuário pode interferir diretamente nela."
Não estaria assim defendendo seu afastamento do grande mercado? "A influência dos DJs nada mais é que a interferência do ouvinte na obra feita", defende-se. "Quanto a mim, estou fora de qualquer jeito. É claro que gostaria de estar cantando. Adoro, tenho convicção que faço isso bem."
A independência permite o tom crítico: "As gravadoras hoje são totalmente obcecadas por marketing, esqueceram que há uma cultura por que zelar. As pessoas de gravadoras não são movidas por gosto musical, mas por medo -o fracasso aqui é fatal".
Mais: "Não é o público que quer as bundas, o público quer o que lhe é oferecido. Como dizia Oscar Wilde, ninguém perde dinheiro subestimando o gosto do público".


Texto Anterior: Resenha da semana - Bernardo Carvalho: Curto-circuito da mentira
Próximo Texto: "Vôo de Coração" é ouro pop
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.