São Paulo, Quinta-feira, 12 de Agosto de 1999
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FILMES NA TV - INÁCIO ARAUJO

FÉRIAS DIFÍCEIS NO HAVAÍ
SBT, 14h. (Hard Ticket to Hawaii). EUA, 1987, 96 min. Direção: Andy Sidaris. Com Ronn Moss, Dona Speir, Hope Marie Carlton. Grupo de agentes luta contra um traficante de drogas e diamantes no Havaí. Como em todo filme do gênero, a ação é pretexto para o desfile de seios em um ambiente paradisíaco. Avaliação:  

DOIS PESTINHAS EM APUROS
Globo, 15h50. (Two Much Trouble). EUA, 1995. Direção: Michael James McDonald. Com Beverly D'Angelo, Ed Begley Jr., Carol Kane. Babá e ex-presidiária, d'Angelo decide vender os dois pestinhas de que se ocupa. Antes que a transação se concretize, no entanto, ela descobre que está adorando os moleques. Avaliação:  

EMMA
Record, 21h45. (Emma). EUA, 1996, 111 min. Direção: Douglas McGrath. Com Gwyneth Paltrow, Ewan McGregor, Toni Collette, Greta Scacchi. Mais uma adaptação do romance de Jane Austen, entre as várias realizadas nos últimos anos, sobre a garota casamenteira que, em dado momento, apaixona-se e descobre o quanto é indefesa. Bom time de coadjuvantes, com os promissores McGregor (de "Star Wars") e Collette ("O Casamento de Muriel") e a veterana Scacchi. Acima de tudo, é mais uma tentativa de emplacar Paltrow como estrela, operação terminada quando ela ganhou de mão beijada um pouco merecido Oscar de melhor atriz neste ano. Se o negócio é Austen, mais vale alugar "Razão e Sensibilidade", indicado ao Oscar de melhor filme. Mesmo porque, loira por loira, a ainda pouco conhecida Kate Winslet (de "Titanic") vale muito mais a espiada. Avaliação:   

ASSASSINATO POR INTERESSE
Bandeirantes, 22h15. (Conflict of Interest). EUA, 1992. Direção: Gary Davis. Com Christopher McDonald, Judd Nelson. A desgraça de um policial que vê a mulher ser assassinada e mata o criminoso. Ele é suspenso de suas funções, passa a beber, perde a guarda do filho. Anos depois, quando o próprio filho é acusado de assassinato, ele tem a chance de se redimir. Avaliação:  

INTERCINE
Globo, 0h25. Na quinta, exibe-se o preferido dos votantes entre "Atos Inqualificáveis" (1989, de Linda Otto, com Jill Clayburgh, Brad Davis) e "Os Segredos de uma Novela" (1991, de Michael Hoffman, com Sally Field, Kevin Kline, Whoopi Goldberg).

SCARFACE
Globo, 2h15. (Scarface). EUA, 1983, 170 min. Direção: Brian De Palma. Com Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer. Ao refilmar "Scarface, a Vergonha de uma Nação" (1932), De Palma transferiu a ação para a Flórida e fez de seu gângster um traficante. Conservou a mesma demência. Falta ao filme, com certeza, o distanciamento e a simplicidade do estilo de Hawks, aqui substituído pelo feérico, próprio de De Palma, que é também próprio de Scarface, o personagem, o que torna as coisas um pouco "over" demais. Ainda assim, há momentos de grande cinema. Michelle Pfeiffer, em uma de suas primeiras atuações depois de uma carreira como garota-propaganda de sabonete, já mostra aqui um talento a ser trabalhado. Avaliação:    

A CRUZ DE MINHA VIDA
Bandeirantes, 2h30. (Come Back Little Sheba). EUA, 1952, 99 min. Direção:Daniel Mann. Com Burt Lancaster, Shirley Both, Terry Moore. Os problemas de Doc (Lancaster) começam quando Lola (Booth) aparece grávida. Ele precisa interromper seus estudos de medicina para casar. Mas a criança nasce morta. É o começo de seus problemas, num filme que, visto hoje, só se sustenta pela presença de Burt Lancaster, e olhe lá. P&B. Avaliação:   

TV PAGA
Borges, vítima do cinema

da Redação


"A Intrusa" (Canal Brasil, 21h), de Carlos Hugo Christensen, ilustra a dificuldade de transpor para o cinema certas obras literárias, no caso a de Jorge Luis Borges.
Borges escreve contos curtos, resumindo grandes passagens em poucas linhas. Esse é um dos fundamentos de suas histórias. O outro é a natureza literária dos fatos narrados, quer dizer: eles existem como escrita, não como realidade.
Daí as adaptações em geral patinarem. Para chegar a uma medida standard de longa-metragem, as histórias primeiro são esticadas. Depois, trazidas para o mundo real do cinema, banalizam-se. O que tem de novo, afinal, uma história de dois amigos que desejam a mesma mulher?
Ou seja, de um conto moderno extrai-se um filme apenas antiquado. (IA)


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