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MÚSICA
Disco previsto para ser lançado em junho é confirmado para o mês que vem pela Sony, MTV e pelo cantor
"Acústico MTV" de Roberto Carlos sai dia 3 de outubro
PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL
É dia 3 de outubro, segundo Roberto Carlos, Sony Music e MTV.
Gravado em maio passado e previsto inicialmente para vir a público em junho, o "Acústico
MTV" só nessa nova data perderá
o ineditismo, embora só em CD, e
não em imagem. "Parei na Contramão", a primeira faixa de trabalho, já estará no ar a partir da
próxima semana.
A estratégia mercadológica é
meticulosa, mas ninguém admite
publicamente a expectativa de
venda ventilada à boca miúda
-de 4 milhões de exemplares,
contra a habitual (e muitas vezes
contestada) marca de 1 milhão de
cópias a cada Natal.
"Roberto já vende mais de 1 milhão de cópias naturalmente, portanto comercialmente queremos
muito mais ", afirma o empresário do artista, Dody Sirena.
"Realmente eu espero que quebremos todos os recordes de venda neste país com esse álbum. Só
depende dele", despista o presidente da Sony, José Antonio Eboli. A gravadora evita admitir a cobiça pela cifra de 4 milhões de cópias, mas os recordes recentes de
venda são de CDs do padre Marcelo Rossi (98) e do Só pra Contrariar (97), com 3,2 milhões e 3,3
milhões de exemplares escoados,
respectivamente.
Sirena admite que razões comerciais fizeram Roberto transformar o "Acústico MTV" em seu
disco deste ano (no lugar no habitual CD de Natal, que acabou cancelado em 2001) e postergar o lançamento de junho para agora, já
perto do fim do ano.
"Por ter ficado tão entusiasmado com o resultado final, ele decidiu que este deveria ser o disco de
final do ano. Por essa razão faremos o lançamento promocional
em setembro e colocaremos os
discos nas lojas em outubro, para
aproximar mais do Natal", diz o
empresário.
O empresário de Roberto Carlos diz que o encontro com a
MTV era sonho antigo ("há mais
de dez anos estávamos aguardando o "OK" de Roberto para esse
projeto") e admite que esteja em
marcha um plano de revigorar a
imagem do artista:
"Queremos transitar de uma
maneira direta entre o público jovem que admira, respeita e reconhece seu trabalho, mas que, segundo pesquisas, não é o grande
comprador de seus discos".
"Não sei se o "Acústico" abre
uma nova fase de Roberto, mas
com certeza é histórico, um dos
melhores trabalhos de sua carreira", diz Sirena.
Ele diz que projetos anteriores
não estão abandonados: "O disco
sertanejo não foi cancelado, nem
será. Talvez mude o nome, mas
não o conceito. Possivelmente será retomado no próximo ano, se
decidirmos lançar dois projetos
em 2002. Não temos a pretensão
de mudar só por mudar".
Após desavenças com a MTV
no ato da gravação do "Acústico",
a Globo, detentora exclusiva do
direito de imagem de artista,
anunciou que vai, ela própria, fazer um videoclipe de "Parei na
Contramão". Mas fica na retaguarda diante dos indícios de um
final de ano diferente para Roberto Carlos. "O formato do show
ainda não está desenhado", afirma o diretor da Central Globo de
Comunicação, Luis Erlanger.
Ele parece discordar da possibilidade de que o disco com a MTV
modifique a rotina anual do contrato Globo/Roberto Carlos:
"O especial de fim de ano é que
normalmente alavanca a venda
do disco anual. Quando aceitamos a proposta de permitir o
acústico da MTV paralelamente
ao nosso programa, nossa intenção é justamente a de prestigiar
Roberto Carlos, um parceiro de
longa data".
Sirena dá suas próprias informações: "É provável que aproveitemos o "Acústico" no especial da
Globo, mas esse é um assunto que
será discutido no decorrer deste
mês com a Globo e com o diretor
do programa, Roberto Talma".
Ele põe panos quentes nas desavenças: "Foi uma discussão de negócios entre Globo e MTV, em
que Roberto Carlos não tinha
porque se envolver. Ele reconhece
e respeita a credibilidade da MTV
junto ao público jovem. Conhece
a linguagem da MTV e aceitou a
parceria para o disco. E continua,
com muita satisfação, sendo um
contratado exclusivo da Globo".
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