São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAMBA/CRÍTICA

CD e DVD multiplicam Teresa Cristina

DA SUCURSAL DO RIO

Ponta-de-lança da reaproximação do samba com a juventude de classe média, em curso na Lapa carioca, Teresa Cristina se divide em várias no projeto "O Mundo é Meu Lugar - Ao Vivo", terceiro CD e primeiro DVD da cantora ao lado do Grupo Semente.
É a intérprete que, corajosamente, lançou-se na vida fonográfica com um CD duplo dedicado à obra de Paulinho da Viola: "Onde a Dor Não Tem Razão", "Coração Leviano", "Coração Imprudente" e "Meu Mundo é Hoje". É a estrela da Lapa, que faz as casas de samba balançarem com sucessos como "O Mar Serenou" (Candeia), "Pra que Discutir com Madame" (Haroldo Barbosa/Janet de Almeida) e "Com a Perna no Mundo" (Gonzaguinha). É, ainda, a seguidora dos baluartes da Portela: "Gorjear da Passarada" (Argemiro/Casquinha), "Quantas Lágrimas" (Manacéa), "Se Tu Fores na Portela" (Ventura). Ou a devota dos cantos de umbanda e das origens rurais do samba: nas suas "Acalanto", "Candeeiro", "Pedro e Teresa" e "Cordão de Ouro" (com Roque Ferreira) e no medley de coisas da antiga puxado por "Embala Eu" (Albaléria). É a intérprete de peças de gênios: "Sorri" (Elton Medeiros/Zé Kéti), "Cem Mil Réis" (Noel Rosa/Vadico) e "O Meu Guri" (Chico Buarque).
E é, também, a compositora que explora o samba-choro ("A Borboleta e o Passarinho") e o samba-canção ("Pra Cobrir a Solidão", com Zé Renato).
"Nunca imaginei compor uma música como essa que fiz com o Zé Renato, mais lenta, intimista. E agora estou tentando iniciar uma parceria com o Pedro Luís, que eu não sei aonde vai dar", conta ela.
Tantas Teresas diferentes em um só projeto poderiam dar em um difuso show de variedades. Mas a coesão existe, graças aos arranjos do craque Paulão 7 Cordas, ao entrosamento do Semente (há sete anos com a mesma formação) e à afinidade que Teresa tem com eles e com o repertório.
"Procurei montar um repertório que funcionasse como um resumo do que eu fiz até agora e permitisse a quem nunca me viu conhecer o que faço", explica ela.
Íntima do que canta, Teresa dá plena conta do recado em todas as músicas. Transmite essa intimidade e sabe até onde sua voz pode ir. O DVD é que se ressente de algumas demonstrações de falta de jeito no palco. "Mas eu me vi muito menos travada", diz.
O que o novo trabalho, somado ao anterior, "A Vida me Fez Assim", pode dar a ela é a confiança para apostar mais no seu potencial de compositora. Teresa ainda pode se desfazer de uma certa relação com o passado para se consolidar como uma voz dos dias de hoje. Ela, então, poderá dizer com segurança: "O Mundo é Meu Lugar". (LUIZ FERNANDO VIANNA)


O Mundo é Meu Lugar-Ao Vivo
   
Artista: Teresa Cristina e Semente
Gravadora: Deck Disc
Quanto: R$ 22 (CD) e R$ 33 (DVD)


Texto Anterior: Música: Samba da Vela, 5, lança seu primeiro CD
Próximo Texto: Música: Chorão versão "família" aparece na MTV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.