São Paulo, segunda, 12 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dumbo

da Equipe de Articulistas

Realizado em 1941, "Dumbo" é um dos clássicos absolutos de Walt Disney.
Sua história, inspirada em livro de Helen Aberson e Harold Pearl, é bastante conhecida: a sra. Jumbo, uma elefanta de circo, recebe da cegonha um elefantinho muito gracioso, mas com as orelhas monstruosamente grandes.
O bebê elefante é apelidado pejorativamente de Dumbo -mistura de Jumbo, seu verdadeiro nome, e "dumb" (estúpido, em inglês)- e vira alvo da zombaria das outras elefantas e do público do circo.
Humilhado e ofendido, o elefantinho dá a volta por cima com a ajuda do ratinho Timóteo, que o convence a usar suas enormes orelhas para voar.
A "mensagem" é clara: aquilo que torna você diferente e o leva a ser discriminado pode se transformar num elemento de afirmação pessoal.
Como não existe ninguém que não tenha se sentido rejeitado em algum momento da vida, o filme comoveu todas as platéias.
Há dois momentos antológicos: a cena em que Dumbo visita sua mãe, acorrentada na prisão, e que ainda hoje faz muito marmanjo chorar; e a sequência da embriaguez de Dumbo e Timóteo, que depois de mergulharem em uma tina de champanhe têm uma espécie de delírio surrealista povoado de elefantes cor-de-rosa e abstrações psicodélicas.
A trilha sonora de Frank Churchill e Oliver Wallace foi premiada com o Oscar.
Hino de exaltação aos "outsiders" (não por acaso, corvos marginais ajudam Dumbo a voar), "Dumbo" é um marco do cinema de animação. (JGC) ²

Filme: Dumbo Produção: EUA, 1941, 63 min Direção: Bem Sharpsteen Lançamento: Abril/Disney (0800-120199) Quanto: R$ 21,90 (em média)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.