UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
BRASILEIRINHA Vira e mexe, a cantora Mariana Aydar aparece no palco de alguma casa badalada da cidade; nada mais natural para alguém que cresceu entre os ensaios do pai, o músico Mario Manga, e os eventos da mãe, a produtora Bia Aydar; vocalista da banda Caruá, ela faz questão de incluir ritmos brasileiros como xote, maracatu, baião e samba em todos os seus shows

Sucata

Quem vive em São Paulo terá de encontrar um argumento melhor do que o futuro emprego para fazer os filhos estudarem duro. Levantamento feito pela Secretaria do Trabalho da prefeitura mostra que o desemprego cresceu muito mais entre os universitários do que entre os analfabetos na última década na Grande São Paulo. Entre 1992 e 2001, número de desempregados cresceu 93% entre os que têm curso superior, e 41% entre os analfabetos.
 
Os dois índices trazem embutidos uma boa e uma má notícia. A boa é que o número de universitários cresceu 65% e o de analfabetos caiu 20,8%. A má é que o mercado não consegue absorver mão de obra com curso superior no ritmo com que as universidades a produzem.

SAUDÁVEL
Pelo menos uma unidade de saúde no Brasil não tem problemas de recursos: é a que serve a Presidência da República.
 
Foi aberta uma licitação para a compra, por R$ 152 mil, de um aparelho para análises bioquímicas.

BATE, CORAÇÃO
O procurador Luiz Francisco de Souza tem um grande motivo para abandonar o mestrado em Portugal e voltar correndo para o Brasil. É que o seu coração bate, bate, bate por alguém, cujo coração também bate, bate, bate por Luiz Francisco. Ele prefere, no entanto, deixar o assunto "quieto".
 
"Quis voltar para o Brasil porque estava me sentindo um inútil em Portugal", garante.

CHECK-UP
A atriz Claudia Jimenez passou mal em decorrência da diabete no primeiro ato da peça "Batalha de Arroz num Ringue para Dois", no domingo, no Rio. A atriz -e médica- Zezé Polessa estava na platéia e prestou atendimento até que Claudia fosse encaminhada à sua médica. O público que lotava o teatro do shopping da Gávea recebeu o dinheiro das entradas de volta. Esta é a oitava vez que a bilheteria é devolvida por causa de algum mal-estar da atriz.

NONA SINFONIA
As modificações no cenário da casa de Maria Clara Diniz (Malu Mader) já começam a aparecer nos capítulos que vão ao ar nesta semana, em "Celebridade". A decoração estaria aquém do bom gosto da personagem. "Tinha de ser mais caprichada. Sentimos falta de um piano, por exemplo", diz Gilberto Braga.

PARTITURA
Arnaldo Antunes está passando um tempo na Bahia com Carlinhos Brown, que, segundo o empresário de Antunes, vai fazer os arranjos de algumas músicas de seu novo CD.

ABAIXO A REPRESSÃO
E cresce a solidariedade em torno de Luana Piovani: agora é a UNE (União Nacional dos Estudantes) que vai enviar uma carta de apoio à atriz, que foi chamada para depor no Ministério Público depois de declarar a um jornal alternativo que fumava maconha. "Isso é repressão", diz o presidente da entidade, Gustavo Peta. Curioso é que Piovani afirma que nada do que disse era sério.

CANTA! CANTA!
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já está providenciando um violão para colocar atrás do palco em que o ministro Gilberto Gil, da Cultura, estará, para abrir uma "maratona" de discussões sobre a juventude. O evento será na manhã do dia 14.

SENHORITA ESTELA
O ator italiano Nicola Siri, o padre Pedro de "Mulheres Apaixonadas", vai fincar raízes no Brasil. Acaba de comprar um apê em Ipanema, no Rio.

NINHO DE SERPENTE
O colecionador de arte Ricardo Akagawa recebeu no sábado galeristas em sua mansão na Chácara Flora para um jantar com comida árabe. Ao lado da porta de entrada, alguns convidados notaram a presença sutil de um balaio com serpentes de plástico.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, é uma das presenças confirmadas para a exposição "Portugal de Relance", que começa hoje, no Mube, no Jardim Europa, às 16h.
Os membros do recém-criado Conselho Paulista de Cinema tomam posse hoje, em cerimônia que acontece às 14h30, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
É hoje a feijoada em benefício da Fundação Laramara, que auxilia deficientes visuais, às 13h, no Instituto Tomie Ohtake.
Os DJs Marcos e Marcelo Braga comandam os pick-ups hoje, na festa Sem Lei, a partir das 23h, na Living Room.
Começa hoje a Mostra de Dramaturgia Contemporânea, às 20h30, no Teatro Popular do Sesi, na av. Paulista.
O jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves lança o livro "Vertigem", às 19h30, na livraria Boa Vista.
Luciana Mello faz show acústico na festa de um ano do bar Swahilli African Lounge, hoje, a partir das 22h.
O coquetel de lançamento da coleção de verão de Claudeteedeca acontece hoje, das 10h às 19h, na Vila Nova Conceição.


Texto Anterior: Busca de "sentido à vida" levou Davi Arrigucci à ficção
Próximo Texto: Outra frequência: Rádio desafia internos da Febem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.