São Paulo, sábado, 12 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros fazem animação do 9º desenho

DA REPORTAGEM LOCAL

A próxima produção envolvendo a pequena vila gaulesa dos quadrinhos tem participação de brasileiros e dá uma amostra do gigantesco império comercial que ela se tornou no mundo real.
"Asterix e os Vikings", o nono desenho animado baseado no personagem, está sendo anunciado como a animação mais cara (US$ 25 milhões) já produzida na Europa. Com lançamento mundial previsto para abril de 2006, ela contou com os serviços da Academia de Animação e Artes Digitais, de São Paulo, comandada por Marcelo de Moura.
"Ouvi falar do projeto em 2003, quando estava na Europa. Fomos contratados por uma empresa dinamarquesa para fazer a parte de animação dos personagens e do "clean-up", que é o processo de refinar o desenho, limpando os traços de artistas diferentes para criar uma unidade", explica Moura.
Baseada em um dos livros da série com textos de Goscinny ("Asterix e os Normandos", de 1966), a animação procurou ser fiel ao traço original de Uderzo, garantindo que os personagens em movimento tivessem a mesma personalidade que na HQ. "O objetivo era fazer algo próximo à história em quadrinhos, mantendo a integridade do que Uderzo criou", diz Moura.


Texto Anterior: Quadrinhos: "O leitor é o juiz", afirma autor de Asterix
Próximo Texto: Literatura: Profusão de encontros literários marca cena brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.