São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

DUPLA DE AÇO
Bandeirantes, 13h05. (Equal Impact). EUA, 1995, 105 min. Direção: Jon Steven Ward. Com Joe Estevez, Robert Z'Dar. Irmãos gêmeos. Um campeão de artes marciais. O outro, um desencontrado. O segundo apronta e o primeiro paga o pato.

O CAVALEIRO DOS QUATRO DIAMANTES
SBT, 13h50.
(The Four Diamonds). EUA, 1995, 94 min. Direção: Peter Werner. Com Christine Lahti, Kevin Dunn. Após descobrir-se vítima de um câncer raro, menino de 13 anos refugia-se em um mundo fantástico, onde ele é o quarto cavaleiro do Apocalipse e dono de quatro diamantes: da coragem, da sabedoria, da honestidade, da força.

TEMPO É DINHEIRO
SBT, 15h45.
EUA, 1988, 93 min. Direção: Bob Hatchcock. Tio Patinhas compra de Pão Duro uma ilha, mas Pão Duro a explode e a divide em dois, ficando com a parte cheia de diamantes e deixando o osso para Patinhas. Perfeito para a criançada.

STARMAN
Globo, 15h55.
(Starman). EUA, 1984, 114 min. Direção: John Carpenter. Com Jeff Bridges, Karen Allen. Alien chega à Terra em missão de paz e é perseguido pelos homens. Aqui, Carpenter faz um filme nada assustador sobre os aliens que há em nós. Mas é tão belo quanto inquietante: é incapacidade de reconhecer o bem é tão aterradora quanto a de reconhecer o mal.

AMARGA RECOMPENSA
Record, 20h.
(Hard Bounty). EUA, 1995, 87 min. Direção: Jim Wynorski. Com Matt McCoy, Kelly LeBrock. Pistoleiro larga a profissão e torna-se dono de um bordel. Mas uma de suas garotas é assassinada, em vista do quê ele tem de tirar as teias de aranha do revólver e voltar à ativa. Inédito.

MAMÃE É DE MORTE
Bandeirantes, 22h.
(Serial Mom). EUA, 1993, 93 min. Direção: John Waters. Com Kathleen Turner, Sam Waterston. Kathleen Turner é a mãe exemplar. Tão exemplar e superprotetora que não hesita em eliminar quem se ponha no caminho dos filhos. Boa comédia sobre a maternidade.

AMORES EXPRESSOS
Cultura, 22h30.
(Chungking Express). Hong Kong, 1995, 103 min. Direção: Wong Kar-wai. Dois policiais sofrem com a decepção amorosa, por mulheres que são pura imagem. A partir dessas duas histórias que se cruzam, Kar-wai se impõe como um cineasta inovador, um dos melhores surgidos nos anos 90. A ver. Legendado.

OLHOS QUE MENTEM
Globo, 22h55.
(Lying Eyes). EUA, 1996. Direção: Marina Sargenti. Com Vincent Irizarry, Cassidy Rae e Ashlee Levitch. Estudante namora advogado de sucesso e, tempos depois, descobre que ele é casado e pai de dois filhos. Aí ela começa a sofrer atentados e pensa que é a mulher do cara, mas o buraco é ainda mais embaixo.

A ROTA DO BRILHO
CNT/Gazeta, 23h30.
Brasil, 1989, 87 min. Direção: Deni Cavalcanti. Com Alexandre Frota, Gretchen, Lilian Ramos. Policiais vs. narcotráfico, na rota de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). O que brilha não é, evidentemente, o filme. Aliás, nada brilha.

UMA MULHER DESCASADA
Bandeirantes, 0h.
(An Unmarried Woman). EUA, 1978, 117 min. Direção: Paul Mazursky. Com Jill Clayburgh, Michael Murphy, Alan Bates. Clayburgh fica sabendo, de uma hora para outra, que o marido tem outra e vai dar no pé. Reerguer sua vida será o mote do filme, que se autoriza todas as facilidades, embora, na época, o aspecto extrafilme fizesse sentido. Hoje, bem menos.

ENTRE QUATRO PAREDES
Globo, 0h50.
(Illicit Dreams). EUA, 1994, 93 min. Direção: Andrew Stevens. Com Shannon Tweed, Andrew Stevens. Loirona (Tweed) que passa o diabo nas mãos do marido. Quando ela descola um amante, o marido arma plano para eliminá-la. Ou: a Globo na trilha do "thriller" erótico.

VIVOS!
Globo, 2h30.
(Alive). EUA, 1993, 125 min. Direção: Frank Marshall. Com Ethan Hawke, Vincent Spano, Josh Hamilton. Um filme com virtudes negativas, isto é: tendo de reconstituir a aventura dos sobreviventes de um desastre aéreo nos Andes que, para sobreviver, tiveram de comer a carne de seus companheiros de vôo mortos, Marshall conseguiu fazer um filme que não é uma completa abjeção. Mantém-se nos limites da discrição e do respeito ao drama dos personagens, que envolve canibalismo. Agora, o assunto não favorece e o vôo do filme, embora seguro, é rasteiro e óbvio.

ARTE DA SEDUÇÃO
Bandeirantes, 2h30.
(Teach Me). EUA, 1997, 87 min. Direção: Gary Delfiner. Com Raasa Leela Shields, Greg Provance. Mulher apaixonada pelo marido, mas que tem problemas na hora de transar, segue conselhos de amiga e vai a um endereço misterioso, onde embarca em aventura nebulosa, mas que desperta sua sexualidade.

TV PAGA
MGM lembra que é "major'

da Redação

A MGM é, como a Fox e a Warner, uma das três "majors" de Hollywood com canais de TV paga decepcionantes.
Com o acervo que têm, era possível esperar deles uma programação de arromba. Em vez disso, o mais das vezes o que têm a mostrar são séries medíocres, filmes repetidos "ad nauseam" e, na melhor das hipóteses, desenhos animados.
De vez em quando, porém, o MGM Gold põe a cabeça para fora, lembra que é ligado a uma "major" e sai com algo grandioso, como "Amor, Sublime Amor" (20h), talvez o último dos grandes musicais. Enfim, um filme a não perder.
No mínimo a reter é "Nunca aos Domingos" (Cinemax, 0h), que teve a virtude de revelar a bela atriz Melina Mercouri. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.