São Paulo, Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
"Being John Malkovich" e "Topsy-Turvy" são melhores de 99
Associação de críticos dos EUA divide premiação pela 1ª vez


AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas


Numa decisão inédita em seus 34 anos, a National Society of Film Critics dos EUA dividiu seu prêmio principal ao melhor filme de 1999. Os vencedores foram dois "azarões" na corrida ao próximo Oscar: a comédia independente "Being John Malkovich" (Sendo John Malkovich), de Spike Jonze, e o drama musical britânico "Topsy-Turvy" (De Ponta-Cabeça), de Mike Leigh.
"Malkovich" é uma fábula sobre crise de identidade, uma delirante narrativa à Lewis Carroll. Um marionetista sem sucesso descobre um túnel que leva ao cérebro de Malkovich. É o filme de estréia de Spike Jonze, com roteiro de Charles Kaufman, também premiado pela National Society.
Já "Topsy-Turvy" reconstitui um período crítico na carreira da dupla Gilbert e Sullivan, os reis da opereta na Inglaterra vitoriana. Mike Leigh une a mais luxuosa produção de sua carreira à sutileza de sempre de seus personagens (vide "Verdades e Mentiras").
A cisão reafirma a falta de consenso quanto à safra de 99. As demais associações de críticos discordaram vastamente, premiando "O Informante" (Los Angeles), "Beleza Americana" (National Board) e "Três Reis" (Boston).
As indicações ao Globo de Ouro, o prêmio da crítica internacional sediada em LA, também se fragmentaram, com ligeira preferência por "Beleza Americana", de Sam Mendes, e "O Informante", de Michael Mann. A tendência deve se repetir nas indicações ao Oscar, em 15 de fevereiro.
Outras surpresas do prêmio foram a jovem Reese Witherspoon como melhor atriz ("A Eleição) e "Conto de Outono", de Eric Rohmer, como melhor filme de língua não-inglesa, superando o arquifavorito ao Oscar "Tudo sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar.


Texto Anterior: Artes: Bienal do Mercosul termina com recorde
Próximo Texto: Televisão: TV Cultura abre a arca do memorialista Pedro Nava
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.