São Paulo, Quarta-feira, 13 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO
ROMUALD E JULIETTE
Bandeirantes, 13h. (Romuald & Juliette). França, 1989, 107 min. Direção: Coline Serreau. Com Daniel Auteuil, Firmine Richard. Alto executivo, belo, rico, branco e bem casado (Auteuil) apaixona-se pela faxineira de sua empresa (Richard), pobre, gorda, negra, solteira e carregada de filhos. Não é uma paixão assim gratuita (ela o ajuda a safar-se de poucas e boas). Ainda assim, Serreau joga pesado contra todos os preconceitos (estéticos, de classe, de cor etc.) de uma só vez, o que torna seu filme um tanto quanto demonstrativo demais. No total, fica bem abaixo de seu "Três Homens e um Bebê", mas é bem digno.

UMA AVENTURA NA ILHA
DESERTA
SBT, 13h55. (Exile). EUA, 1990, 90 min. Direção: David Greenwalt. Christopher Daniel Barnes, Scott Bloom. Em um curioso intercâmbio estudantil, um grupo de adolescentes acaba tendo a Malásia como local de aprendizado. Mas, antes que consigam chegar, são abandonados em uma ilha deserta. Muito distante de qualquer "O Senhor das Moscas".

QUEM É ESSA GAROTA?
Globo, 15h45. (Who's That Girl?). EUA, 1987, Direção: Madonna, Griffin Dunne, Haviland Morris. A pop star Madonna é uma garota dos anos 80, acusada de um crime que não cometeu, que arrasta um advogado yuppie (Dunne) para série de peripécias em Nova York, enquanto tenta descobrir o verdadeiro criminoso.

MULHERES E HOMENS: HISTÓRIAS DE SEDUÇÃO
Bandeirantes, 21h30. (Women and Men: Three Stories of Seduction). EUA, 1990, 82 min. Direção: Frederic Raphael, Ken Russell, Tony Richardson. Com Elizabeth McGovern, Beau Bridges; Molly Ringwald, Peter Weller; Melanie Griffith. Três casos de amor concebidos por escritores famosos (Mary McCarthy, Dorothy Parker, Hemingway) em versão para TV valorizada por elencos de nível. Em todo caso, o essencial da ambição vem dos textos, mais do que das imagens.

INTERCINE 1
Globo, 0h05. Concorrem à exibição "A Ameaça Veio do Espaço" (1995, de Roger Duchovny, com Brian Kerwin, Jonathan Carrasco) e "Minha Outra Metade" (1992, de Stephen Sttaford, com Susan Lucci, Robert Prosky).

INTERCINE 2
Globo, 1h30. Será exibido o mais votado entre "A Estranha Passageira" (1942, P&B, de Irving Rapper, com Bette Davis, Paul Henreid) e "Curiosidade Mata" (1990, de Colin Bucksey, com C. Thomas Howell, Rae Dawn Chong).

NEGÓCIOS DO CORAÇÃO
Bandeirantes, 3h20. (Affairs of the Heart). EUA, 1992, 85 min. Direção: Ernest G. Sauer. Com Amy Lynn Baxter, Michael Montana. Conselheira sentimental bonita e em crise topa com rapagão atraente. Passar da teoria à prática será seu problema. Com coração ou não, o que conta são os negócios.

TV PAGA
O Chacal verdadeiro

da Redação

O principal interesse de "O Dia do Chacal" (18h50 e 3h20), que o Telecine 2 anuncia na versão de Fred Zinnemann (1972), é a possibilidade de compará-lo ao recente remake, com Bruce Willis.
Este último, bem mais criticado do que merecia, sofre, no entanto, de um artificialismo da trama, que envolve mafiosos russos em uma conspiração fictícia.
Já o original dizia respeito a uma tentativa de assassinato de De Gaulle, presidente francês. A circunstância também é fictícia, mas Deus sabe quanta gente quis efetivamente matar De Gaulle (sobretudo os inconformados com a independência da Argélia). Não sendo um "caso real", não lhe falta, porém, verdade. No mais, é um dos melhores filmes de Zinnemann.(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Experimentar caminhos novos
Próximo Texto: Internet é a arma de ator negro contra preconceito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.