São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

47ª edição do prêmio terá transmissão ao vivo; no Brasil, Sony exibe cerimônia

Grammy intercala shows e troféus

DO "NEW YORK TIMES"

Às vezes, parece que os prêmios de música sobrevivem durante todo o ano. Do Grammy, em fevereiro, passando pelo Video Music Awards da MTV, em setembro, o American Music Awards, em novembro, até o Billboard Music Awards, em dezembro, a TV é inundada com agradecimentos a Deus e aos empresários.
Diferentemente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em que os números de música e dança são exibidos nos intervalos da apresentações do Oscar, os shows dos prêmios de música tendem a espremer a entrega de troféus e os discursos entre as performances.
Quando a 47ª edição do Grammy for apresentada hoje à noite na CBS, ao vivo de Los Angeles (no Brasil, a cerimônia será transmitida pelo canal pago Sony), a música vai dominar: haverá cerca de dez prêmios e pelo menos 15 performances musicais (o número final pode aumentar no último minuto). U2 e Green Day têm shows individuais programados durante o evento.
Para diferenciar o Grammy de outras premiações, os produtores misturaram as músicas, colocando juntas combinações nunca vistas e muitas vezes inimagináveis em algum outro lugar.
Neste ano, como sempre acontece, as principais categorias mostram uma competição entre gerações. O último álbum de Ray Charles ("Genius Loves Company"), uma coleção de duetos, foi indicado para o prêmio de disco do ano ao lado dos álbuns de rhythm'n'blues de Alicia Keys e Usher, o disco de estréia de hip hop de Kanye West e "American Idiot", do Green Day. Mas, no palco, a cooperação musical constrói pontes entre as gerações. Usher, por exemplo, vai se apresentar com James Brown.
A combinação para a transmissão na TV do Grammy pode ser previsível, como o dueto deste ano de Jennifer Lopez e seu marido, Marc Anthony, e mais ou menos lógica, como a apresentação de West e de seu reverente rap "Jesus Walks" com o cantor pop-gospel Mavis Staples.
Ao contrário das novas premiações, que se concentram no pop, rock e hip hop, o Grammy se esforça para cobrir todas as gravações. Neste ano, tem 107 categorias, de ópera a polca, de música indiana a metal -mas a maioria ficará fora da transmissão da TV.


47º GRAMMY AWARDS. Quando: hoje, às 23h, na Sony; e nos dias 14, 15 e 16, após o "Jornal do SBT".


Texto Anterior: Série: "Terceiro Sinal" abre porta da TV ao teatro
Próximo Texto: Lançamentos/DVD - "As Lendas da Múmia": Trilogia de Sommers diverte com absurdos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.