São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A BRASILEIRA
Escritora é a única representante do Brasil na feira "The Word"
Patricia Melo vai a festival inglês com status de estrela

ERIKA SALLUM
da Reportagem Local

Única representante da literatura brasileira no festival londrino "The Word", a escritora paulista Patricia Melo, 35, chega à capital inglesa com status de estrela.
Em um encarte especial sobre a feira publicado pelo semanário inglês "Time Out", a autora de "O Matador" (Cia. das Letras) é chamada de "a estrela brasileira da literatura policial".
O mesmo suplemento traz também um anúncio do evento literário, no qual há a frase: "Trazendo o mundo para o festival". Ao lado, sete fotos de escritores internacionais -Patricia entre eles.
A autora vai a Londres para o lançamento de seu segundo livro traduzido para o inglês, "Elogio da Mentira", publicado em 98 no Brasil. Assim como "O Matador", a obra é editada pela Bloomsbury no Reino Unido e nos EUA, onde será lançada nos próximos meses.
"Elogia da Mentira" -que ganhou o título de "In Praise of Lies"- tem tradução de Clifford C. Landers, responsável por versões inglesas de várias obras brasileiras, como "O Xangô de Baker Street", de Jô Soares.
Natural de Assis (460 km a oeste de São Paulo), Patricia se diz "honrada" por sua presença no "The Word", "principalmente pela dificuldade dos brasileiros em entrar no mercado externo".
A escritora viaja na próxima semana para Londres, onde deve ficar dez dias para promover seu livro. No evento, ela participa de leituras e debates -no dia 23, com o norte-americano Walter Mosley ("O Diabo Veste Azul") e, no dia 26, com o chileno Ariel Dorfman.
"Acredito que esse reconhecimento é fruto de muito trabalho. Acho também que falo de temas que não dizem respeito apenas ao Terceiro Mundo, como a violência."
Patricia elogia a tradução de sua obra para o inglês. "Landers soube manter no inglês o coloquialismo que uso no livro, é um trabalho excelente."
"Elogio da Mentira", que narra a saga de um autor de pulp fiction, também será publicado na Alemanha, França, Espanha e Holanda. "O Matador" fez caminho semelhante: até agora foi lançado em nove países (Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Reino Unido, Itália, Noruega, EUA).
No Brasil, atualmente está em andamento o projeto de levar "O Matador" para o cinema. Com roteiro de Rubem Fonseca e direção de seu filho, José Henrique Fonseca, deve começar a ser filmado em outubro.


Texto Anterior: Programação educativa é o forte
Próximo Texto: Personalidade: Bidu Sayão morre de pneumonia nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.