São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
FOTOSSÍNTESE
Flávia Lippi, 33, mora numa casa no campo onde fica do tamanho ideal para ter muitas idéias: apresenta o "Repórter Eco" há nove anos, criou o roteiro e produziu o documentário "Visões da Amazônia", de André Semenza, e vai estrelar o próximo filme dele; ela ainda tem uma ONG, Brasil Visão 2000, e faz vastu shastra, um feng shui indiano

Quadro-negro

O Ministério Público Federal acaba de dar o parecer favorável a uma ação que desde o ano passado vem mexendo com os conceitos de juízes e da opinião pública: um casal que educa formalmente os filhos em casa e só os leva à escola para fazer as provas. Os pais, o procurador da República em Goiás Carlos Alberto de Vilhena Coelho e a administradora de empresas Márcia Marques Coelho, baseiam-se na Declaração dos Direitos Humanos para educar os seus três filhos maiores: Felipe, 11, Gabriele, 9, e Pedro, 7.

O Conselho Nacional de Educação entendeu que isso era insconstitucional e os pais impetraram um mandado de segurança, negado em fevereiro pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Peçanha Martins. O caso deve ir a julgamento em agosto para a turma do STJ decidir se é ou não constitucional.

"Nas provas, os meus filhos têm as notas mais altas e são muito elogiados pela escola", diz Márcia, que se baseou no exemplo de outros países, como os EUA, Japão e Austrália, adeptos da educação em casa.

VIPS
Tomam posse no dia 1º de agosto as dez personalidades que vão integrar o Conselho Consultivo da Ouvidoria do município de São Paulo. Entre eles, o cardeal e arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, o professor emérito da Faculdade de Direito da USP Goffredo Silva Telles e o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias.

"Eles vão formar o estado-maior da Ouvidoria. Contribuirão com sugestões para os casos investigados e com propostas de combate à corrupção", diz o ouvidor Benedito Mariano.

Os notáveis da prefeitura petista não ganharão nada pelo serviço. O conselho se reunirá a cada dois meses.

PRESTÍGIO
Cesar Maia está com a bola toda. A cúpula do PFL desembarcará no Rio na próxima segunda para um almoço na Marina da Glória. Além do vice Marco Maciel e dos ministros pefelistas, os governadores Jaime Lerner e Roseana Sarney estarão lá.

O encontro foi acertado entre Maia e Jorge Bornhausen antes da formalização da sua volta ao PFL. Ele será o coordenador do PFL no Rio nas eleições de 2002.

TEMPO PERDIDO
Enquanto a oposição pena para conseguir 27º assinatura do pedido de instalação da CPI da corrupção no governo, a bancada amazônica no Senado instalou uma investigação sobre a atuação das ONGs. Instalada em 27 de março, a CPI se reuniu apenas três vezes e ouviu uma única pessoa.

ESTRELA
Tucano que nada. Quem fez mesmo sucesso no jantar que FHC ofereceu a Bill Clinton foi o faisão preparado por Roberta Sudbrack. O ex-presidente dos EUA gostou tanto do prato que o anfitrião apresentou a chef do Alvorada a ele.

HORA EXTRA
A Microsoft vai dedicar mais tempo à sua sociedade com a Globo Cabo. O vice-presidente de estratégia corporativa da Microsoft para a América Latina, Mauro Muratorio, que já tem uma cadeira no conselho de administração da Globo Cabo, quer dar um expediente ainda maior por lá.

RELAÇÕES PERIGOSAS
O Hospital do Câncer vai inaugurar um ambulatório para cuidar de neurofibromatose, uma doença muito semelhante ao mal do homem-elefante, que virou tema de filme. O ambulatório será o primeiro do Brasil a estudar as relações entre a doença e alguns tipos de câncer.

PEDRA PRECIOSA
A obra de Boccioni "Formas Únicas de Continuidade do Espaço", de 1913, vai ser a estrela da exposição de esculturas do século 20 do MAC, em agosto. Considerada o ápice do futurismo, sua matriz pertence ao MAC, que fez duas cópias enviadas para a Tate Gallery, em Londres, e o MoMA, em Nova York, onde foi símbolo da retrospectiva do século.

bergamo@folhasp.com.br

SANDRA BRASIL(interina)
Com CRISTINA RAMALHO e LUCIANA COSTA

CURTO-CIRCUITO

A Amsterdam Sauer Joalheiros faz desfile hoje em Campos do Jordão para apresentar o colar Fireworks, ganhador do De Beers Diamonds International Awards. Será no Grande Hotel Senac.
Zeca Baleiro canta hoje na abertura do 2º Festival de Inverno de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Na programação, que segue até o dia 22 de julho, há shows de Ivan Lins, Pato Fu, Altamiro Carrilho, Alceu Valença e Almir Sater.
A Traditional Jazz Band volta a se apresentar na livraria Cultura às sextas-feiras. O show começa às 20h.
A Phytoervas inaugura hoje, em Campos do Jordão, a Estação Phytoervas, um showroom com consultoras especializadas que farão diagnóstico capilar gratuito.



Texto Anterior: Livro mostra cotidiano "roqueiro" da ilha
Próximo Texto: Artigo: O fenômeno das boys bands está em crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.