São Paulo, Sexta-feira, 13 de Agosto de 1999
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RESENHA
Livro ajusta o foco sobre o diretor

do enviado a Nova York

O livro oficial de celebração deste centenário é "Hitchcock's Notebooks - An Authorized and Illustrated Look Inside the Creative Mind of Alfred Hitchcock" (Os Cadernos de Hitchcock - Um Olhar Autorizado e Ilustrado do Interior da Mente Criativa de Alfred Hitchcock).
O delicioso trabalho do organizador Dan Auiler foi dar forma à enorme coleção de papéis, desenhos e fotos pessoais doadas pela filha do cineasta, Patrícia, aos arquivos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Auiler credenciou-se ao posto ao lançar no ano passado "Vertigo: The Making of a Hitchcock Classic", uma apaixonada reconstituição das filmagens de "Um Corpo Que Cai". Aproveita o novo livro para anunciar que prepara um volume sobre os bastidores da realização de "Intriga Internacional". De baú também se vive.
"Hitchcock's Notebooks" documenta minuciosamente o método hitchcockiano, passo a passo na produção de seus filmes. Quase metade do livro (270 páginas) é dedicada ao cuidadoso desenvolvimento dos roteiros. Comprova-se ainda o esmero da preparação visual prévia às filmagens em outras 150 páginas, repletas de plantas de cenário e "storyboards".
Uma curiosa galeria fotográfica, centrada em imagens de Hitchcock em ação no set, precede a sintética seção reservada aos cuidados na pós-produção. Por fim, Auiler traça um panorama dos projetos esboçados, ou mais que isso, e não-realizados por Hitch, com ênfase para "Kaleidoscope", um thriller sobre um simpático assassino solto por Nova York vetado pela Universal.
Auiler não revoluciona a imagem de Hitchcock como cineasta, mas é inegável que ajusta o foco sob certos pontos. Apesar de creditado apenas em seus primeiros filmes, Hitch era um roteirista de mão cheia que adorava escrever com colaboradores. Era imbatível no poder de síntese imagética para situações que, nas páginas de outros, exigiriam longas sequências ou tediosas narrações.
Ao menos três lendas caem ao chão. Primeira: Hitch raras vezes trabalhou com "storyboards" completos para seus filmes.
Segunda: ensaiava intensivamente com os atores, sim. Um dos pontos altos do livro é sua infatigável explicação de "Os Pássaros" para Tippi Hedren. Terceira, por fim: não era inimigo das projeções de teste. Um exemplo curioso é o resultado altamente positivo de uma exibição de "Rebecca". Hitch sempre teve o público como cúmplice. Talvez seja esta sua maior lição. (AMIR LABAKI)


Livro: Hitchcock's Notebooks Organizador: Dan Auiler Lançamento: Spike Books Quanto: US$ 30 (568 págs.)

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