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RESENHA
Livro ajusta o foco sobre o diretor
do enviado a Nova York
O livro oficial de celebração deste centenário é "Hitchcock's Notebooks - An Authorized and
Illustrated Look Inside the Creative Mind of Alfred Hitchcock" (Os
Cadernos de Hitchcock - Um
Olhar Autorizado e Ilustrado do
Interior da Mente Criativa de Alfred Hitchcock).
O delicioso trabalho do organizador Dan Auiler foi dar forma à
enorme coleção de papéis, desenhos e fotos pessoais doadas pela
filha do cineasta, Patrícia, aos arquivos da Academia de Artes e
Ciências Cinematográficas.
Auiler credenciou-se ao posto
ao lançar no ano passado "Vertigo: The Making of a Hitchcock
Classic", uma apaixonada reconstituição das filmagens de "Um
Corpo Que Cai". Aproveita o novo livro para anunciar que prepara um volume sobre os bastidores
da realização de "Intriga Internacional". De baú também se vive.
"Hitchcock's Notebooks" documenta minuciosamente o método hitchcockiano, passo a passo
na produção de seus filmes. Quase metade do livro (270 páginas) é
dedicada ao cuidadoso desenvolvimento dos roteiros. Comprova-se ainda o esmero da preparação
visual prévia às filmagens em outras 150 páginas, repletas de plantas de cenário e "storyboards".
Uma curiosa galeria fotográfica,
centrada em imagens de Hitchcock em ação no set, precede a
sintética seção reservada aos cuidados na pós-produção. Por fim,
Auiler traça um panorama dos
projetos esboçados, ou mais que
isso, e não-realizados por Hitch,
com ênfase para "Kaleidoscope",
um thriller sobre um simpático
assassino solto por Nova York vetado pela Universal.
Auiler não revoluciona a imagem de Hitchcock como cineasta,
mas é inegável que ajusta o foco
sob certos pontos. Apesar de creditado apenas em seus primeiros
filmes, Hitch era um roteirista de
mão cheia que adorava escrever
com colaboradores. Era imbatível
no poder de síntese imagética para situações que, nas páginas de
outros, exigiriam longas sequências ou tediosas narrações.
Ao menos três lendas caem ao
chão. Primeira: Hitch raras vezes
trabalhou com "storyboards"
completos para seus filmes.
Segunda: ensaiava intensivamente com os atores, sim. Um
dos pontos altos do livro é sua infatigável explicação de "Os Pássaros" para Tippi Hedren. Terceira,
por fim: não era inimigo das projeções de teste. Um exemplo curioso é o resultado altamente positivo de uma exibição de "Rebecca". Hitch sempre teve o público
como cúmplice. Talvez seja esta
sua maior lição.
(AMIR LABAKI)
Livro: Hitchcock's Notebooks
Organizador: Dan Auiler
Lançamento: Spike Books
Quanto: US$ 30 (568 págs.)
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