São Paulo, terça, 13 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compilação revive o soul-jazz

especial para a Folha

A onda do acid jazz tem provocado uma corrida aos baús das gravadoras. Não são só os DJs que procuram gravações de jazz dos anos 60 e 70 para reciclar os embalos nas pistas. O número crescente de compilações prova que o interesse é bem mais amplo.
O material do CD "Groovy!" foi extraído do arquivo do selo Verve. O critério da seleção é tão bem-sacado que a compilação parece ter sido gravada sob encomenda.
Dá para imaginar mestres do jazz, como Quincy Jones, Chet Baker e Jimmy Smith, recriando hits de medalhões do soul e do rhythm & blues, como James Brown, Aretha Franklin e Marvin Gaye?
Pois foi exatamente isso que aconteceu, nos anos 60. Músicos negros garantem que a fusão do jazz com o soul era um inevitável casamento musical. Já os "economicistas" preferem a tese de que a concorrência da música pop tornou escassas as chances de trabalho para os jazzistas, que assim aderiram à soul music.
Entre as 16 faixas compiladas em "Groovy!" há gravações que podem servir para referendar tanto uma hipótese como a outra.
É fácil perceber a afinidade musical do organista Jimmy Smith com o soul, em suas suingadas versões de "Chain of Fools" (hit de Aretha Franklin) ou "Dock of the Bay" (de Otis Redding).
O mesmo vale para Quincy Jones, que escreveu arranjos orquestrais para "I Got You" (James Brown) e "Ain't That Peculiar" (hit de Marvin Gaye), sem perder o balanço e o "feeling" originais.
Até mesmo o pianista Oscar Peterson, um radical defensor do jazz puro, não se saiu tão mal jazzificando "Satisfaction" (dos Rolling Stones), com a ajuda do vibrafonista Milt Jackson.
Por outro lado, as versões de "Spinning Wheel" (sucesso da banda Blood, Sweat and Tears) e "Vehicle" (único hit da banda Ides of March) trazem o trompetista Chet Baker, como um peixe fora d'água, tocando um gênero musical estranho a seu estilo "cool". Estas nem deveriam ter saído do baú. (CC)
²
Disco: Groovy! Artistas: Quincy Jones, Jimmy Smith, Chet Baker, Wes Montgomery e outros Lançamento: Verve/PolyGram Quanto: R$ 18 (em média)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.