São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crônicas da autora viram "autobiografia"

DA REPORTAGEM LOCAL

Biógrafa de Clarice Lispector, a carioca Teresa Montero diz que a nova versão de "A Descoberta do Mundo", de Clarice Lispector, será uma "nova descoberta" para a legião clariceana.
O livro continua em catálogo da forma como foi organizado pelo filho da escritora, Paulo Gurgel Valente, mas a Rocco está colocando no mercado uma edição "reloaded" do trabalho, agora batizada de "Aprendendo a Viver".
Neste volume, as crônicas que Lispector publicou no "Jornal do Brasil" nos anos 70 são reapresentadas como se fossem uma autobiografia da autora.
Quase todos os textos selecionados, e apresentados não em sua ordem cronológica (mas na ordem cronológica dos assuntos que abordam), são em primeira pessoa. Neles, Lispector relembra a infância na Rússia, as temporadas em que viveu no exterior, o embate com a criação literária.
Cecília Meireles, a outra "estrela" desta reportagem, também voltará a ter edições "comerciais". A Nova Fronteira começa a republicar cada livro de poesia dela no ano que vem. (CEM)


APRENDENDO A VIVER. Autora: Clarice Lispector. Editora: Rocco. Quanto: R$ 27 (220 págs.).


Texto Anterior: Literatura de salto alto: Lispector faz estréia "clandestina" no luxo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.