São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
O 'Ano Velho' e sua sombra

da Redação

Adaptar um livro de sucesso é uma vantagem: parte-se de uma base conhecida, do prestígio adquirido, de personagens com quem um largo público já criou convivência.
No mais, "Feliz Ano Velho", de Marcelo Rubens Paiva, não era só uma biografia, mas um romance que dizia muito sobre a geração dos anos 70, suas dores, sua frustração de geração do meio, sempre atrás da turma dos 60.
Então, o que era uma vantagem inicial tornou-se também um problema para Roberto Gervitz, em seu filme de estréia, que acabou meio apagado sob a fama do livro.
Hoje, o Bravo Brasil oferece, às 20h, a chance de rever e, quem sabe, reavaliar "Feliz Ano Velho", o filme. (IA)


FILMES INÁCIO ARAUJO

TOM E JERRY
ESPECIAL SBT, 13h40. (Tom & Jerry - The Movie). EUA, 1992, 84 min. Direção: Phil Roman. Desenho animado com a célebre dupla. Aqui, o gato Tom e o rato Jerry têm de desocupar a casa onde desenvolveram sua histórica inimizade. Longa que decepcionou aos fãs do desenho.

ALVO MORTAL
Record, 21h30.
(Street Crimes). EUA, 1992, 102 min. Direção: Stephen Smoke. Com Dennis Farina, Michael Worth. Policial idealista cria centro para reabilitar delinquentes juvenis. O centro vai contra os interesses da máfia das drogas, que entra em ação.

COISAS PARA FAZER EM DENVER
QUANDO VOCÊ ESTÁ MORTO
Bandeirantes, 21h40.
(Things To Do in Denver when You're Dead). EUA, 1995, 115 min. Direção: Gary Fleder. Com Andy Garcia, Christopher Lloyd, Steve Buscemi. O ex-vigarista Andy Garcia recebe de um gângster a incumbência de apavorar o rapaz que anda paquerando a filha do chefão. Ele vai fundo, mas as coisas não dão muito certo e a garota morre. O chefão contrata Buscemi para liquidar Garcia. Da série títulos longos e idéias curtas, um filme marcadíssimo pela era Tarantino. Inédito.

VINGANÇA AMARGA
Globo, 21h40.
(Bitter Vengeance). EUA, 1994. Direção: Stuart Cooper. Com Virgínia Madsen e Bruce Greenwood. Ex-policial em crise conjugal leva esposa em viagem de férias mas não conta para ela que acabou de assaltar o banco em que trabalha e que, junto com a amante, pretende incriminá-la.

YO-YO MA -
ROLANDO ESCADA ABAIXO
Cultura, 22h30.
(Yo-Yo Ma, Inspired by Bach - Falling Down Stairs). Canadá, 1997, 56 min. Direção: Barbara Willis Sweete. Terceiro episódio da série concebida pelo músico Yo-Yo Ma a partir de das suítes de Bach para violoncelo. O capítulo dedicado à Suite nº 3 é realizada por diretora que já fez diversos filmes sobre dança e que trabalha, aqui, com o grupo do coreógrafo Mark Morris. Legendado. Inédito.

POR UM CORPO DE MULHER
CNT/Gazeta, 22h40.
Brasil, 1979, 90 min. Direção: Hercules Breseghelo. Com Armando Bógus, Helena Ramos e Silvia Salgado. O fotógrafo e mulherengo Bógus se mete numa roubada nessa mistura de filme policial e erótico que não funciona como nenhum dos dois.

UM CORPO QUE CAI
Globo, 23h35.
(Vertigo). EUA, 1958, 126 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes. Stewart é o ex-detetive de San Francisco que sofre de vertigens e, por conta disso, é escolhido por um antigo amigo ("muy amigo") para seguir sua mulher (Novak). Na verdade, ele está se envolvendo em uma terrível farsa, em uma trama magnificamente romântica -em um dos maiores filmes de todos os tempos, em suma.

ILUSÕES DE PECADO
Bandeirantes, 0h.
(Ilusions of Sin). EUA, 1997, 88 min. Direção: Keith Holland. Com Mellara Gold, Landon Hall. Admirador de atriz enfia na cabeça que ela é a única mulher capaz de satisfazer suas fantasias sexuais. E parte da fantasia para a ação.

A ESPOSA
DESAPARECIDA
SBT, 0h50.
(Rubdown). EUA, 1993, 91 min. Direção: Stuart Cooper. Com Michelle Phillips, Jack Coleman. Massagista contratado por ricaço para seduzir a mulher do próprio (e assim comprovar adultério, para que o homem possa se separar numa boa) enrosca-se duplamente. Primeiro, o milionário é assassinado; depois, ele descobre que transou com a mulher errada. Ou seja: daria uma boa comédia, o que não foi a opção dos produtores.

ESTE VELÓRIO É UMA PARADA
Globo, 1h50.
(Passed Away). EUA, 1992, 96 min. Direção: Charlie Peters. Com Bob Hoskins, Blair Brown. Uma bela jovem aparece no enterro do patriarca de uma família irlandesa. O encontro dos bizarros membros da família é, então, perturbado. Um dos filhos decide descobrir se ela era de fato amante do pai ou o quê. Comédia de humor negro.


Ligue para o Folha Informações Ilustrada, 0900-78-0311, e saiba mais sobre a programação de filmes nas TVs pagas, cinema e vídeo. O serviço custa R$ 2/minuto em todo o país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.