São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Babel de Luiz Gonzaga surge com novas e velhas verdades


Rei do baião, morto em 1989, ganha especiais na TV e no rádio com curiosidades e versões inéditas


XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

Até os Beatles gravaram "Asa Branca". No famoso álbum branco, a avoante seria "White Wings". A lenda espalhada no final dos 60, em um programa de TV de Carlos Imperial (RJ), correu do litoral aos sertões. Em muitos lugares do Nordeste, ainda hoje, quando são celebrados os 90 anos de Luiz Gonzaga, a lorota resiste, mas é contada de outro jeito.
"Os Beatles só fizeram fama depois que gravaram o rei do baião", jura o poeta e comerciante da feira do Crato (CE) Deusidete dos Santos. À maneira gozadora de um João Grilo ou Pedro Malasartes, anti-heróis do cordel, ele apregoa: "Todo mundo está cansando de saber disso por aqui".
No Nordeste, para relembrar a velha boutade dos Beatles, o rei do baião, morto em 1989, é tão famoso quanto Jesus, embora perca, em autoridade moral, para o "padim" Cícero. Ganha também de Roberto Carlos, mas há controvérsias.
Enquanto velhas lendas da carreira de Gonzaga se transformam no maldizer sertanejo, novas verdades são levantadas por ocasião dos 90 anos do homem de Exu, Pernambuco.
Se os roqueiros de Liverpool não o gravaram -era um truque de marketing usado por Imperial para ajudar o rei do baião, que andava em baixa-, ninguém menos do que Dizzy Gillespie tirou jazz de "Pau de Arara" ("Quando eu vim, seu moço, do meu Bodocó...").
"Ficou em ritmo de bossa nova", revela o pesquisador de cultura brasileira Assis Ângelo, autor de "Eu Vou Contar pra Vocês" (sobre Gonzaga, editora Ícone, SP, 1990), que juntou a música ao seu balaio de achados sobre o forrozeiro-mor.
No seu programa "São Paulo Capital Nordeste" de amanhã (Rádio Capital AM, 1040, das 21h às 23h), Ângelo vai tocar gravações raras de músicas do rei do baião. Tem versões em árabe, em francês, em inglês, em espanhol, em japonês... Uma babel gonzaguiana.
Outra curiosidade inédita apanhada pelo pesquisador: na Ilha de Páscoa, um grupo gravou "Xote das Meninas" e atribuiu a música ao folclore local. O flagrante também está no roteiro do programa, que festeja os 90 anos da majestade.

Mecenas
A TV se renderá à mesma celebração. "As Sanfonas do Lua", documentário dirigido pelo jornalista Mário Rezende, mostra como Gonzaga incentivou a multiplicação de forrozeiros em todo o país. Quando notava que havia um talento dos oito baixos, presenteava o cabra com uma sanfona nova.
Dominguinhos foi um deles, Oswaldinho do Acordeom, também. A vasta pesquisa de Rezende vai ao ar às 21h de amanhã, na TV Cultura, e tem depoimentos de sanfoneiros comovidos com o mimo de Gonzagão, coisa que mudou suas vidas.
O documentário é essencial para quem deseja conhecer a geografia do forró no Brasil. A excursão tem ainda uma visita ao parque Asa Branca, em Exú, onde funciona o museu do rei.

Universitário
A jornada dos 90 anos de Gonzaga exibe outro arrasta-pé documental. "Noites com Lua", produzido pela TV USP, conta a trajetória do homem-baião, mas a grande graça do programa é a reportagem com a invasão do forró na classe média paulistana. Uma geral nas principais casas e uma crônica de costumes sobre a mania.
O que diria Gonzaga sobre o jeito como os fãs do Falamansa dançam o baião? Certamente iria notar que a principal lição foi esquecida: forró se dança com a pança, no xenhenhém dos umbigos. Não é lambada, como parece hoje em São Paulo.
O documentário é dirigido por Eduardo Kishimoto, com pesquisa dele e de Carol Baggio. Passa no Canal Universitário (o 15 da NET ou TVA), às 12h e às 20h30 de amanhã.

SÃO PAULO CAPITAL NORDESTE. Programa de rádio de Assis Ângelo. Quando: amanhã, das 21h às 23h. Onde: Rádio Capital AM, 1040.
AS SANFONAS DO LUA. Documentário de Mário Rezende. Quando: amanhã, às 21h. Onde: TV Cultura.
NOITES COM LUA. Documentário de Eduardo Kishimoto. Quando: amanhã, às 12h e às 20h30. Onde: Canal Universitário, 15 (Net ou TVA).



Texto Anterior: Música - Paralamas do Sucesso: Show traz Herbert Vianna de volta a SP
Próximo Texto: Gonzagão vive em parque e museu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.