São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANA EM O SEGREDO DOS GOLFINHOS

Ação leva apresentadora ao México

TEREZA NOVAES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Eliana em o Segredo dos Golfinhos" tem todos os ingredientes de uma conhecida fórmula de filmes infantis: animais, crianças e natureza em ritmo de aventura.
No caso desta estréia, os elementos são golfinhos, uma dupla de atores-mirins e o mar da Riviera Maia, no México, capitaneados por Eliana Michaelichen, a apresentadora da TV Record, desempenhando o papel dela mesma.
"Não sou atriz nem pretendo ser uma revelação", afirma. "Já havia lido vários roteiros que tinham personagens como bióloga, veterinária e fada, mas eu não acreditava neles e não sei se conseguiria realizá-los. Por isso optei por interpretar uma apresentadora, algo que eu sei fazer."
A diretora Eliana Fonseca (de "Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano") é generosa com a xará. "Ela se saiu muito bem. Existe preconceito com o fato de ela ser apresentadora, mas isso é uma bobagem", defende. Fonseca, que atualmente roda um filme com Adriane Galisteu, completa: "Ela [Eliana] fez o que pôde. O trabalho na TV dá intimidade e graça com a câmera que muitos superatores de teatro não têm".
No filme, Eliana está no México gravando uma reportagem sobre os golfinhos e anuncia os vencedores de um concurso de redação, cujo prêmio é uma viagem para lá. Dois meninos são os vencedores, um é bom e pobre, o outro, rico e trapaceiro. O toque de romance fica por conta da relação entre Eliana e o biólogo que cuida dos golfinhos no parque.
Surgem os vilões caricatos: Fulvio Stefanini é um empresário inescrupuloso, e Angela Dip, sua ajudante. A dupla rouba um crânio de cristal, amuleto que protege os golfinhos. Após o sumiço do objeto, os bichos ficam doentes e o vilão ganha superpoderes.
Filmado num parque onde os golfinhos são a principal atração, o longa, segundo Eliana, pretende passar uma mensagem ecológica. Em meio à trama de fantasia, os personagens relatam fatos da vida dos golfinhos, mas nenhuma informação vai além do óbvio (são mamíferos, vivem em bandos...).
Dados mais consistentes sobre os animais estão no livro "Os Segredos dos Golfinhos" (ed. Larousse, 40 págs., R$ 19,90). Assinada por Eliana, a obra ajuda a ampliar sua lista de produtos licenciados, que soma 140 itens. "O livro é educativo e foi aprovado pelo MEC. Espero que seja adotado pelas escolas", diz.
Feito para o público infanto-juvenil, o primeiro trabalho de Eliana no cinema coincide justamente com o seu afastamento dos espectadores mais jovens. A faixa etária da apresentadora foi subindo com o passar dos anos: da fase "dedinhos", quando cantava músicas educativas para crianças em idade pré-escolar, ela chegou a um programa vespertino infanto-juvenil, que saiu do ar em dezembro passado.
Neste ano, Eliana vai passar para o horário noturno no comando do "Troca de Esposas", nome provisório da versão brasileira do "reality show" em que duas mulheres trocam de família; o original é exibido pelo canal pago People & Arts.
"Não gosto de dizer que [o filme] é uma despedida, mas sim uma seqüência do meu trabalho de vários anos", diz Eliana.
Ela acredita que continuará ligada por muito tempo ao segmento que a consagrou. "A essência da minha imagem está ligada às crianças. Agora me casei e pretendo ter filhos, e isso vai ajudar. O programa é familiar, só vai ampliar o meu público."


Texto Anterior: Cinema: Walt Disney e Miramax negociam divórcio
Próximo Texto: Crítica: Filme lança aos tubarões os fãs da atriz loira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.