São Paulo, quinta, 14 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

PICKLES: UMA ESTRÉIA
DIVERTIDA
Bandeirantes, 13h. (The Pickle). EUA, 1992, 95 min. Direção: Paul Mazursky. Com Danny Aiello, Dyan Cannon. Após sucessivos fracassos, diretor de cinema (Aiello) em plena depressão tenta reativar sua carreira com uma ficção científica insana sobre picles voadores. O roteiro é do próprio Mazursky e aparentemente esboça uma crítica aos recentes rumos da produção norte-americana. O filme foi detestado nos EUA, onde Mazursky, durante anos, foi superestimado.

FÉRIAS TROCADAS
SBT, 13h55.
(Summertime Switch). EUA, 1994, 90 min. Direção: Alan Metter. Com Rider Strong, Jason Weaver. Um garoto rico e outro pobre (e negro) invertem seus papéis durante as férias. Dos mal-entendidos que a situação provoca vem a comédia. Aparentemente, na cola de "Trocando as Bolas", de John Landis. Só que Metter -diretor de um dos "Loucademia de Polícia"- é diretor de outra estirpe. Pouco a esperar.

SCOOBY DOO E O LOBISOMEM
Globo, 15h45.
(Scooby Doo - The Reluctant Werewolf). EUA, 1988. Direção: Ray Patterson. Desenho animado em que o conde Drácula tenta transformar Scooby Doo em lobisomem, a fim de que este possa ajudá-lo a ganhar uma corrida.

ROTEIRO DA VIOLÊNCIA
Bandeirantes, 21h30.
(Deadly Exposure). EUA, 1995, 78 min. Direção: Roderick E. Stevens. Com Robert Pellerin, Stan Williams. Após protagonizar cena em que mata dois homens, em legítima defesa (pois havia uma câmera ligada, acidentalmente), diretor de cinema rejeitado pelos estúdios devido às poucas cenas de violência de seus filmes resolve mudar de estratégia: passa a procurar voluntariamente situações violentas, com sua câmera a tiracolo. Teoricamente, a idéia é velha: registrar a própria vida é um recurso precioso do cinema. Aqui, existe uma intenção de agradar a um gosto específico (o dos produtores por violência) que falseia a intenção. Mas há um quê provocativo a reter em tudo isso. Inédito.

A HISTÓRIA DE RYAN - UMA LIÇÃO DE VIDA
Record, 21h45.
(The Ryan White Story). EUA, 1989, 95 min. Direção: John Herzfeld. Com Lukas Haas, George C. Scott, Sarah Jessica Parker. Garoto de 13 anos, hemofílico, contraí o vírus da Aids. Sua luta para sobreviver e, ao mesmo tempo, superar os preconceitos de que é vítima em sua cidade constituem o assunto central desse telefilme valorizado pela presença de Scott, o notável.

INTERCINE 1
Globo, 0h25.
O filme mais votado pelos espectadores, entre "Morte no Ar" (1994, de Fred Walton, com Gregory Hines, Debra Farentino) e "A Noite Americana" (França, 1973, de François Truffaut, com Jean-Pierre Leaud, Jacqueline Bisset) será exibido.

INTERCINE 2
Globo, 2h35.
Será exibido o preferido entre "Missão Resgate" (Alemanha/EUA, 1990, de Beau Davis, com Brandon Lee, Debi Monahn) e "Gangue da Pesada" (1979, de Philip Kaufman, com Ken Wahl, John Friedrich).

DUPLA TRAIÇÃO
Bandeirantes, 3h20.
(Man with a Gun). EUA, 1994, 95 min. Direção: David Wyles. Com Michael Madsen, Jennifer Tilly. Mulher chantageia o marido, envolvido em negócios sujos. O marido contrata um matador para eliminá-la. O matador é amante da mulher. Eles armam um plano, segundo o qual o matador eliminaria a irmã gêmea da mulher. Aí o matador se apaixona pela gêmea e foge com ela. Resumindo: estão querendo fazer a gente de palhaço.

TV PAGA
A deformação das almas

da Redação

O historiador José Murilo de Carvalho diz e repete que, na origem de nossa República, o povo é um ausente.
Sintoma angustiante de uma separação entre povo e elites que até hoje não foi muito resolvida, e que os filmes de Zé do Caixão parecem existir para confirmar.
Pois até hoje o prazer dos letrados é correr atrás do primeiro "Sexta-Feira, 13" que aparece, ao mesmo tempo que dá as costas ao terror de Zé do Caixão, brasileiro, interiorano, católico, insalubre.
"Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" traz esse terror: o das baratas e aranhas (higiene pública), da superstição religiosa, do mito do superhomem (o sobrevivente). É um gênio num país de almas deformadas. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.