São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS

Então é esse o modo com que as pessoas são persuadidas e atraídas! Devido à estupidez de nascença não recebem os requerimentos, por covardia e uma dedicação canina não dizem nada aos seus patrões,(...) por fim, quando o sujeito em questão é obrigado a entregar o requerimento, em lugar de o deixarem entrar ele é arremessado à rua, com um chute no traseiro! Esse é o senhor conde, que demonstra grande interesse pelo meu caso, (...) esse é o lugar, onde, quando alguém requer algo por escrito, em lugar de facilitar seu caminho, tratam-no dessa forma!

Carta de Mozart ao pai, de 9 de junho de 1781

"Antes de libertá-lo deste palavrório, ainda tenho que lhe dar a conhecer o caráter da minha Constanze. Ela não é feia, mas tampouco se pode dizer que seja bonita. Toda sua beleza provém dos dois belos olhinhos negros e do bonito corpo. Não é dada a dizer gracejos, mas tem a cabeça no lugar o suficiente para que possa desempenhar a contento suas obrigações de esposa e mãe. Não é inclinada a ser gastadeira (...) Ao contrário, ela está acostumada a vestir-se mal, pois o pouco que a mãe pode gastar com as filhas, o faz com as outras duas, nunca com ela"

Carta de Mozart ao pai, de 31 de julho de 1782


Texto Anterior: Livro/lançamento: Cartas de Mozart mostram seu lado kafkiano
Próximo Texto: Entrelinhas: Honra ao mérito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.