São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Falconer cria obra com ratos empilhados

especial para a Folha

De fato não poderia haver melhor cenário para "Stacked", a peça que deu nome à exposição de David Falconer na Chapman Fine Arts, do que o ambiente asqueroso de um açougue abandonado.
"Stacked", que significa "empilhado", é um acúmulo de carcaças de camundongos moldadas em plástico. O único problema é que colocar essa grotesca -porém fantástica- escultura nesse contexto promove uma leitura demasiado literal da obra.
A escultura incorpora perfeitamente o espírito poluído da ética e da estética dos Chapman e joga com o mesmo elemento de choque tão presente na obra dos irmãos.
Como eles definem, a peça "é algo cruel, algo um pouco mórbido, algo que excede o repelente...". Mas "Stacked" é artisticamente mais que isso, uma forma escultural clássica, orgânica, elegante e alta como um totem.
"Fiz moldes de 150 ratos, organizei tudo em blocos e fui encaixando um por cima do outro", explica o artista, que comprou as criaturas em uma loja de animais, congeladas em um saco, vendidas como alimento para cobras. Logo depois da abertura na Chapman Fine Arts, a peça foi vendida por US$ 7.000.
"Dino e Jake foram ótimos comigo, me chamando para ser o primeiro na galeria e me emprestando o ateliê deles para construir a obra, pois eu não tinha espaço no meu pequeno quarto", disse.
Agora, do anonimato no seu quartinho, Falconer entrou para as páginas de jornais e revistas de Londres e fará parte em breve de uma exibição coletiva na Mary Boone Gallery em Nova York. "Também fui convidado para fazer minha segunda mostra individual em New Castle, a cidade onde nasci", conta ele. "Minha mãe vai poder ver o que faço." Ela deve levar um susto, pois Falconer promete "continuar com essa veia de idéias no trabalho". "Com certeza, vai haver mais pilhas de animais mortos", diz. (MF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.