São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUNDO DE BACO

Chegou a vez dos bons vinhos tintos portugueses

JORGE CARRARA
Colunista da Folha

Para aqueles que estão cansados de acabar bebendo sempre um Cabernet sul-americano cada vez que procuram um bom vinho a preço razoável, boas notícias: acabam de estrear na cidade os tintos da DFJ. O primeiro desembarque da firma portuguesa está integrado por exemplares de várias regiões vinícolas do país, elaborados com algumas das principais cepas nativas da terrinha, que dão aos goles da casa sabores peculiares muito interessantes.
Entre as boas pedidas da leva inicial está o Portada, um vinho de Estremadura, área localizada na costa oeste de Portugal, ao norte de Lisboa. Ele tem bom corpo e acidez e paladar que mistura fruta com toques exóticos de incenso e iodo.
Segada, um vinho do Ribatejo (faixa de vinhedos na parte central do país e igualmente ao norte de Lisboa), mais delicado, atrai pela fruta intensa. Corte de uvas Trincadeira e Castelão Francês (ou Periquita) tem aroma onde predominam as frutas vermelhas bem embrulhadas em aromas próprios da madeira (baunilha, caramelo) e paladar redondo.
O Bairrada (região do Centro-Oeste) Dom Ferraz é mais tânico e encorpado e tem sabor atraente (geléias, mel, leve toque herbáceo) típico da uva baga, o principal componente do seu blend.
Também encorpado, o Palmela (nascido no canto do mesmo nome ao sudeste de Lisboa) é um vinho de uvas Castelão Francês de aroma e sabor marcado por goiaba, couro e certa especiaria, com um toque elegante de carvalho.
O destaque do grupo fica com outro Dom Ferraz, um Dão (Centro-Norte do país) e o Bela Fonte Jaen, um Beiras (área vinícola do norte que se estende de Leste a Oeste de Portugal . O Dão é um vinho de aroma potente. O Bela Fonte tem paladar aveludado.

Dourenses 1
Já consagrada pelos seus portos, o Douro continua tentando conquistar espaço no departamento dos vinhos de mesa. Uma nova firma dessa região, a Quinta do Portal, acaba de fincar o pé em São Paulo.

Dourenses 2
Quem quiser conferir a qualidade dos goles da quinta, que fazem parte da primeira comitiva, tem uma boa oportunidade dia 18 de abril na Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (0xx11-814-7905) que realizará na data, uma degustação dos vinhos da propriedade.



Texto Anterior: Gastronomia: A Páscoa que acaba em pizza, sashimi e ravioli
Próximo Texto: Mundo Gourmet - Josimar Melo: Jovem chef traz frescor ao Na Mata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.