São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ROSITA"

Peça incorpora a poesia e o teatro de Federico García Lorca

free-lance para a Folha

"Rosita", peça que estréia hoje em São Paulo, é um teatro poético que aborda a relação do ser humano com o tempo, a fantasia e o amor. Escrita em 1935 por Federico García Lorca e traduzida por Carlos Drummond de Andrade, possui marcas da poesia dos dois escritores e também toques de comédia de costumes.
O texto é ambientado na terra natal do autor, Granada, na Espanha, e conta a história da personagem-título (Cristina Pereira), uma moça órfã, criada pelos tios (Rubens Araújo e Duze Naccaratti) e por uma ama (Vic Militello). Rosita, na juventude, se apaixona pelo primo (Fernando Eiras), mas ele é chamado para viver na América e a moça opta por esperar sua volta durante 15 anos. "É um espetáculo que funde poesia e cotidiano", comenta o diretor Antônio Grassi.
Vic Militello está interpretando a ama pela segunda vez. Há 20 anos, ela participou de uma montagem da peça dirigida por Antônio Abujamra. Sua personagem conduz o espetáculo e age como a voz do autor, trazendo realidade ao mundo da protagonista.
"Rosita" é uma produção da Casa da Gávea que veio para celebrar os sete anos desse espaço cultural do Rio de Janeiro.
A montagem foi a culminância do Ciclo de Comemoração do Centenário de Lorca em 98, um projeto da Casa que trabalhou peças, poesias e canções do escritor. O elenco de apoio da peça é formado por participantes das Oficinas de Lorca, que foram dirigidas por Cristina Pereira.
O cenário de Ronald Teixeira expõe o interior e a fachada de uma casa em Granada e foi montado com objetos utilizados em outras produções da Casa.
O músico André Abujamra compôs a trilha original. Os atores também cantam músicas do cancioneiro popular espanhol.
(MARINA MONZILLO)


Peça: Rosita
Quando: estréia hoje, às 21h. De sex. a sáb., às 21h; domingo, às 18h
Onde: Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 256, tel. 0/xx/11/256-2281)
Quanto: R$ 20 (sex. e dom.) e R$ 25 (sáb.)


Texto Anterior: "Happy end": Musical de autora alemã abre galpão do grupo Folias D'Arte
Próximo Texto: Festival de documentários - Marcelo Rubens Paiva: Vídeo desfaz injustiça contra Zé do Caixão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.