UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ARTE E SOCIEDADE"


Além de obras de 98 artistas plásticos, evento discute temas sociais através de diferentes mídias

Mostra investiga engajamento com cinema e teatro

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinema e teatro, em dois eventos paralelos, complementam a mostra "Arte e Socidade - Uma Relação Polêmica". A primeira programação tem início na próxima quinta, com o ciclo "Cinema e Sociedade", que tem curadoria de Roberto Cruz, gerente de cinema e vídeo do Itaú Cultural.
O ciclo de cinema aborda seis temas contidos na mostra organizada por Aracy Amaral. A vida de cortadores de cana e de carvoeiros, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a ação de lideranças políticas, a produção cultural dos anos 60, o Nordeste brasileiro e a violência urbana estão retratados em filmes de produção recente (veja parte da programação ao lado).
Entre os destaques, três filmes que tratam da vida de personalidades influentes do período da mostra. "O Velho" (1997), do diretor Toni Venturi, retrata o líder comunista Luis Carlos Prestes, enquanto "Barra 68" (1999), de Vladimir Carvalho, faz um perfil de Darcy Ribeiro ao implantar a Universidade de Brasília, na década de 60.
O cineasta Glauber Rocha é a terceira personalidade que toma parte no ciclo, com "Rocha que Voa" (2002), de Erik Rocha, que trata do exílio do diretor em Cuba, nos anos 1971 e 1972.
Já a atividade teatral é um complemento à ação educativa da exposição no projeto "Café com Arte", que promove leituras dramáticas, sempre aos sábados, no espaço expositivo do Itaú Cultural. De 19 a 31 de maio, cabe à Companhia do Latão comandar as dramatizações.
Finalmente, a partir de amanhã, o site do Itaú Cultural (www.itau cultural.org.br) terá uma seção específica para "Arte e Sociedade", com vídeo das obras e entrevista com a curadora, entre outras atividades.


ARTE E SOCIEDADE - UMA RELAÇÃO POLÊMICA. Mostra com 258 obras de 98 artistas brasileiros, desde a década de 30, que tratam de questões políticas. Curadoria: Aracy Amaral. Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, SP, tel. 0/xx/ 11/3268-1776). Quando: abertura amanhã, às 19h30; de ter. a sex., das 10h às 21h, sáb. e dom., das 10h às 19h. Até 29/6. Quanto: entrada franca.

MOSTRA CINEMA E SOCIEDADE. Mostra paralela de filmes à exposição "Arte e Sociedade". Curadoria: Roberto Cruz. Onde: Itaú Cultural. Quando: às quintas (veja programação no quadro ao lado). Quanto: entrada franca, ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.

CAFÉ COM ARTE COM A COMPANHIA DO LATÃO. Leituras dramáticas no espaço expositivo da mostra "Arte e Sociedade". Quando: aos sábados, às 16h. Até 31/5. Quanto: entrada franca, ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.



Texto Anterior: Artes plásticas: Panfletagem colorida
Próximo Texto: Quadrinhos: Panini rebate a crise com mais heróis
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.