São Paulo, Segunda-feira, 14 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz imaginário roseano de Daibert

ALVARO MACHADO
especial para a Folha,

em Juiz de Fora Em uma co-edição, as universidades federais de Minas Gerais e a de Juiz de Fora lançaram, na semana passada, "Imagens do Grande Sertão - Arlindo Daibert". O livro traz obras do artista mineiro Daibert, morto em 1993, inspiradas em "Grande Sertão: Veredas".
Acompanhando o lançamento do livro, há a mostra de xilogravuras de Daibert no centro de estudos dedicado ao poeta modernista Murilo Mendes (1901-1975).
Daibert cultivou ligações entre literatura e imagem não só na obra muriliana. "Macunaíma", de Mário de Andrade, e a "Alice" do inglês Lewis Carroll, entre outros, também receberam interpretação visual do artista.
A conexão do artista com o universo literário atingiu o ápice na série dedicada à obra de Rosa. Daibert chegou a referir-se a certa "confraria roseana", entidade informal que aproximaria pessoas identificadas à mística do autor.
Essa devoção gerou, de 80 a 93, uma série de 20 xilogravuras e 51 desenhos em técnicas mistas sobre as implicações e embates entre o bem e o mal em "Grande Sertão".
Com idealizações de Guirigó e do cego Borromeu e de lugares marcantes da prosa roseana, as imagens de Daibert jamais acompanharam qualquer edição de Rosa e aparecem apenas agora em livro.
O volume traz também estudos sobre Daibert, por Júlio Castañon Guimarães, e a respeito das imagens na prosa roseana, por Heloísa Gurgel Starling.
Para o evento de lançamento, o Centro de Estudos Murilo Mendes convidou a meio-soprano Anna Maria Kieffer e o compositor Vanderlei Lucentini, que fizeram recital de música eletrovocal com obras de Kieffer em parceria com Leo Kupper, brasileiro radicado na Bélgica. A platéia recebeu sem susto as obras experimentais baseadas em falas dos personagens Riobaldo e Diadorim, rezas de cura e cantos de pássaros sertanejos.


Livro: Imagens do Grande Sertão - Arlindo Daibert Lançamento: Editoras UFMG e UFJF (tels. 031/499-4650 e 032/231-1998)
Onde encomendar: www.editoras.com/ ufmg
Quanto: R$ 65 (310 págs.)


Mostras: Gravuras de Arlindo Daibert e Coleção Murilo Mendes
Onde: Centro de Estudos Murilo Mendes (av. Barão do Rio Branco, 3372, Juiz de Fora, tel. 032/213-3931).
Quando: de ter. a dom., das 14h às 18h
Quanto: R$ 1


Alvaro Machado viajou a convite da Universidade Federal de Juiz de Fora


Texto Anterior: Livros: Suor e imagens de Guimarães Rosa
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Peregrino
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.