São Paulo, segunda, 14 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Meus Queridos
Presidentes
Comédia. Russel Kramer (Jack Lemmon) e Matthew Douglas (James Garner) são ex-presidentes dos EUA. O primeiro é republicano, e o segundo, democrata. Por disso, brigaram a vida inteira. Hoje, relegados a segundo plano, participam de convenções de empresas japonesas e funerais. Kramer e Douglas se vêem sob a ameaça de um escândalo e, enquanto tentam limpar seus nomes, descobrem de verdade os anseios do povo de seu país, que não tiveram a oportunidade de conhecer enquanto comandavam. Só a presença de Jack Lemmon (de "Quanto Mais Quente Melhor" e outros clássicos da comédia) já valeria o filme, que também faz uma crítica ácida aos políticos. (MaM)

Produção: EUA, 1997, 101 min. Direção: Peter Segal Lançamento: Warner (011/820-6777)

O Fantasma
Aventura. Versão em película para o misterioso personagem de histórias em quadrinhos criado por Lee Falk em 1937. Por 400 anos a floresta de Bengala vem sendo protegida pelo Fantasma, também conhecido como O Espírito que Anda. Na verdade, o atual herói de uniforme roxo (Billy Zane) é um descendente dos fundadores da tradição. Desta vez, ele precisa impedir que o empresário Xander Drax (Treat Williams) reúna três estatuetas capazes de lhe dar poderes para que conquiste o mundo. A jornalista Diana Palmer (Kristy Swanson) irá ajudar o Fantasma a derrotar o maligno Drax. Produção decepcionante, como quase sempre, para os fãs dos quadrinhos e cercada de polêmica: o ator Billy Zane teria declarado ser homossexual pouco antes do lançamento. (MaM)

Produção: EUA, 1996, 99 min. Direção: Simon Wincer Lançamento: CIC (011/816-0852)

Em uma Estranha Cidade
Romance. Mas nem água com açúcar é, de tão sem graça. Não se engane pela capinha: ela diz que o filme é do mesmo diretor de "Comer Beber Viver" e "O Banquete de Casamento", Ang Lee, mas, na verdade, "Em uma Estranha Cidade" foi apenas realizado pela mesma produtora chinesa. Um empresário bem-sucedido, Xiang Guo-Chien, decide entrar na carreira política. Seguindo os conselhos de seus assessores, Xiang resolve se afastar de sua amante Yu, uma professora, e se casar com uma mulher mais "adequada". Yu relembra os momentos dos dois passados em uma cidade longe do lugar onde moram. Enquanto isso, se debate com adolescentes rebeldes e amigos canalhas. E é só. (MaM)

Produção: China, 1995, 110 min. Direção: Chi Yin Lançamento: Paris (011/872-4404)

Matilda
Aventura infantil. Matilda (Mara Wilson) é uma garota com inteligência acima da média, que se insurge contra a tirania dos adultos -mais precisamente a da diretora da escola em que estuda, que vê em cada aluno um miniadulto a ser disciplinado com rigidez militar. A garota, além de menina-prodígio, tem poderes paranormais, utilizados para atividades nobres como derrubar potes de sorvete na cabeça de seus mestres. Produção que peca apenas pelo maniqueísmo do roteiro, em que as crianças são sempre espirituosas e os adultos, embrutecidos. Mas esse exagero ajuda a manter o humor da fita, ideal para a criançada em férias exercer suas fantasias de vingança contra pais e mestres.
(DENISE MOTA)

Produção: EUA, 1996, 93 min. Direção: Danny DeVito Lançamento: Columbia (011/5505-3836)

Tykho Moon
Ficção científica. Em um futuro indefinido, essa trama de suspense gira em torno de um tirano obcecado para se tornar imortal. Para tanto, ele precisa usar uma pessoa como um "banco de órgãos" particular, e é aí que entra o Tykho Moon do título, o único homem vivo compatível geneticamente com o líder. O filme foi dirigido por Enki Bilal, quadrinhista iugoslavo que também co-escreveu o roteiro. Bilal levou para as telas algumas idéias que já havia expressado em suas HQs: um futuro caótico com um despreparado comandando a sociedade, o egocentrismo dos homens e até a imagem de uma Torre Eiffel destruída, que já havia apresentado na revista "Os Imortais". (PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE)

Produção: França, 1996, 100 min. Direção: Enki Bilal Lançamento: Mundial (011/536-0677)

Uma Família Inesperada
Drama. Misto de "Presente de Grego" e "Kramer vs. Kramer", o filme conta a história de duas crianças abandonadas pela mãe na casa de uma tia, Barbara (Stockard Channing), que nunca cogitara ter filhos (como Diane Keaton em "Presente de Grego"). Arrependida, a mãe volta para apanhar as crianças, mas elas já conquistaram a tia, que não pode mais imaginar sua vida sem os dois (Dustin Hoffman em "Kramer vs. Kramer"). Para não fugir ao padrão norte-americano, tudo acaba nos tribunais, com direito a surpresas (Barbara tinha sido alcoólatra!) para adiar o final previsível. Compreende-se que os EUA tenham a necessidade de fazer campanhas pró-família de vez em quando, mas o mínimo que se espera é um roteiro mais original.
(CECÍLIA SAYAD)

Produção: EUA, 1996, 92 min. Direção: Larry Elikan Lançamento: CIC (011/816-0852)

Lua Negra
Terror. Sabe quando você assiste a um filme, e, assim que ele termina, o roteiro se apaga completamente da sua mente? Pois é esse o caso de "Lua Negra". A historinha de uma mulher da classe média norte-americana cujo irmão é um lobisomem pode até divertir por alguns minutos, mas não passa disso. A protagonista é Mariel Hemingway, que dá um certo charme à trama. Ela interpreta uma advogada, mãe de um garotinho, que decide se retirar do caos urbano e vai morar no campo. Seu irmão resolve passar uns dias na casa dela e começa a revelar estranhos costumes noturnos. Ao mesmo tempo, terríveis assassinatos começam a acontecer na região. O resto você já sabe...
(ERIKA SALLUM)

Produção: EUA, 1996, 80 min. Direção: Eric Red Lançamento: Warner (011/820-6777)

O Sucessor
Romance. O filme une história, drama, romance e ação, em que aparece até o aventureiro Rasputin, responsável por vários escândalos na corte russa. A história se passa em 1991, quando estão sendo enterrados os restos do último czar Nicolau 2º e sua família. O inglês Peter (Jason Connery), idêntico ao czar morto vai para a Rússia para "tentar enterrar seu próprio passado". Procurar Nina, amiga de sua avó, que também era russa. Mas chega tarde. Monarquistas querem que ele seja o czar -mais ainda, querem encontrar uma fortuna em ouro real, que desapareceu. Peter leva consigo um antigo medalhão dos Romanov, chave do mistério. Também há pitadas de disputas entre monarquistas e neocomunistas. (LPz)

Produção: EUA, 1996, 98 min. Direção: Rodo Seji Lançamento: Playarte (011/575-6996)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.