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Benton perde o rumo em "Fugindo...'
MARILENE FELINTO
da Equipe de Articulistas
Alguns dos melhores atores norte-americanos estrelam esse filme
do diretor Robert Benton ("Kramer Versus Kramer") -meio caminho andado rumo ao sucesso, é
o que se deduz. Um equívoco.
Trata-se de um suspense policial
que mostra um encontro dos personagens com as frustrações e os
erros do passado, com as perdas e
os danos da vida de cada um.
O personagem central é Harry
Ross (Paul Newman) um "ex-tudo" que não deu em nada na vida
(ex-policial, ex-detetive particular, ex-marido, ex-alcoólatra etc.).
Harry vive na casa de um casal de
amigos, Jack (Gene Hackman) e
Catherine (Susan Sarandon), desempenhando um misto de papéis
que vão de office-boy e amigo íntimo a detetive e amante da mulher.
No início do filme, Harry é contratado por Jack para resgatar a filha menor de idade, que fugiu com
um namorado. Depois, canceroso
desenganado pelos médicos, Jack
recorre a Harry para resolver certas pendências de sua vida. Pede-lhe que entregue um misterioso pacote a uma mulher.
Por conta do tal pacote, Harry é
ferido e preso como suspeito do
assassinato de um também ex-detetive que investigava o desaparecimento do primeiro marido de
Catherine, 20 anos antes.
Livre da cadeia, Harry passa a
investigar por conta própria o tal
desaparecimento, que até então
ele desconhecia.
O que isso tem a ver com a fuga
da filha de Jack, ou com o envolvimento de outro ex-policial (James
Garner) na trama, parece que
pouco importa.
Mal costurado
"Fugindo do Passado" é um
amontoado de histórias mal costuradas, como se o diretor (também roteirista) tivesse perdido o
rumo: não sabia se centrava o filme no mistério dos personagens,
no desenrolar dos fatos ou na caraterização de cena.
Benton dá várias explicações
inúteis: da importância da cidade
de Los Angeles na história à idéia
da "atemporalidade" (talvez para
representar o "crepúsculo", título do filme em inglês): não há arquitetura moderna no filme, nada
é novo, nem mesmo os carros são
especificados, são modelos anônimos, genéricos.
O diretor também acha que a
"tonalidade" ou a cor no filme é
outro dado fundamental para a atmosfera (difícil saber qual) que ele
busca: então Paul Newman passa
o filme todo com uma camisa rosa. Por fim, Robert Benton diz que
é fascinado pela figura do "detetive particular, uma espécie de herói
urbano romântico, que transita
entre o cinismo, o idealismo e a
tradição". O que isso tem a ver
com todo o resto dessa história
pouco plausível, nem mesmo o diretor conseguirá explicar.
Filme: Fugindo do Passado
Produção: EUA, 1998
Direção: Robert Benton
Com: Paul Newman, Susan Sarandon
Quando: a partir de hoje, nos cines Metrô
Tatuapé Cinemark 2, Paulista 3, Center
Iguatemi 2, Belas Artes-Villa Lobos e
circuito
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