São Paulo, sexta, 14 de agosto de 1998

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Benton perde o rumo em "Fugindo...'

MARILENE FELINTO
da Equipe de Articulistas

Alguns dos melhores atores norte-americanos estrelam esse filme do diretor Robert Benton ("Kramer Versus Kramer") -meio caminho andado rumo ao sucesso, é o que se deduz. Um equívoco.
Trata-se de um suspense policial que mostra um encontro dos personagens com as frustrações e os erros do passado, com as perdas e os danos da vida de cada um.
O personagem central é Harry Ross (Paul Newman) um "ex-tudo" que não deu em nada na vida (ex-policial, ex-detetive particular, ex-marido, ex-alcoólatra etc.). Harry vive na casa de um casal de amigos, Jack (Gene Hackman) e Catherine (Susan Sarandon), desempenhando um misto de papéis que vão de office-boy e amigo íntimo a detetive e amante da mulher.
No início do filme, Harry é contratado por Jack para resgatar a filha menor de idade, que fugiu com um namorado. Depois, canceroso desenganado pelos médicos, Jack recorre a Harry para resolver certas pendências de sua vida. Pede-lhe que entregue um misterioso pacote a uma mulher.
Por conta do tal pacote, Harry é ferido e preso como suspeito do assassinato de um também ex-detetive que investigava o desaparecimento do primeiro marido de Catherine, 20 anos antes.
Livre da cadeia, Harry passa a investigar por conta própria o tal desaparecimento, que até então ele desconhecia.
O que isso tem a ver com a fuga da filha de Jack, ou com o envolvimento de outro ex-policial (James Garner) na trama, parece que pouco importa.

Mal costurado
"Fugindo do Passado" é um amontoado de histórias mal costuradas, como se o diretor (também roteirista) tivesse perdido o rumo: não sabia se centrava o filme no mistério dos personagens, no desenrolar dos fatos ou na caraterização de cena.
Benton dá várias explicações inúteis: da importância da cidade de Los Angeles na história à idéia da "atemporalidade" (talvez para representar o "crepúsculo", título do filme em inglês): não há arquitetura moderna no filme, nada é novo, nem mesmo os carros são especificados, são modelos anônimos, genéricos.
O diretor também acha que a "tonalidade" ou a cor no filme é outro dado fundamental para a atmosfera (difícil saber qual) que ele busca: então Paul Newman passa o filme todo com uma camisa rosa. Por fim, Robert Benton diz que é fascinado pela figura do "detetive particular, uma espécie de herói urbano romântico, que transita entre o cinismo, o idealismo e a tradição". O que isso tem a ver com todo o resto dessa história pouco plausível, nem mesmo o diretor conseguirá explicar.


Filme: Fugindo do Passado Produção: EUA, 1998 Direção: Robert Benton Com: Paul Newman, Susan Sarandon Quando: a partir de hoje, nos cines Metrô Tatuapé Cinemark 2, Paulista 3, Center Iguatemi 2, Belas Artes-Villa Lobos e circuito


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