UOL


São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquitetura e arte se fundem em exposição

DA REPORTAGEM LOCAL

Como a digitalização da cultura altera a nossa forma de perceber, utilizar e compreender o espaço. Esse é o mote de "3 Teses e 1 Hipótese", que será inaugurada hoje na Galeria Vermelho.
Orientadas por Giselle Beiguelman, as três teses em questão, de autoria de Marcelo Bicudo, 26, André Teruya Eichemberg, 28, e Vera Bighetti, 57, estendem a reflexão, a princípio tecnológica, para os campos da arquitetura e das artes plásticas.
"Paisagens Tipográficas", de Bicudo, reconstrói em uma sala branca da galeria uma paisagem urbana a partir de caracteres de computador. "É como abrir a sua janela todo dia e dar de cara com uma paisagem formada por informação", explica.
Já "Emergent Waters", de Eichemberg, tenta devolver a arquitetura às suas raízes primordiais: a fantasia. Simulado em computador, o projeto do arquiteto sugere a construção de um auditório "inteligente" sobre as águas do lago do parque Ibirapuera. Modelado de acordo com o fluxo de pessoas, o edifício teria as paredes erguidas (ou destruídas) interativamente.
Por fim, a artista plástica Vera Bighetti apresenta "Cadeira", espaço imersivo do tipo cave que promove uma confusão nos sentidos. "É o virtual interferindo no físico", diz. (DA)

3 TESES E 1 HIPÓTESE. Onde: Galeria Vermelho (r. Minas Gerais, 350, SP, tel. 0/xx/11/3257-2033). Quando: hoje, às 20h (abertura); de ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h; até 8/11. Grátis.

Texto Anterior: Visuais - Teleintervenção: "Poétrica" dá ao público controle da cidade
Próximo Texto: Política cultural: Diretor da Tate Gallery debate o papel dos museus
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.