UOL


São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Série disseca sexo, moda e rock'n'roll

DA REDAÇÃO

Corrompendo a clássica tríade "sexo, drogas e rock'n'roll", o canal People + Arts exibe a série "Sexo, Moda & Rock'n'Roll", que analisa as mudanças comportamentais geradas pelos três tópicos, nas décadas de 60, 70 e 80.
No primeiro episódio, que vai ao ar hoje, dedicado ao rock, o cantor e guitarrista Roberto Frejat, 41, faz as introduções de cada bloco. A série, feita neste ano, foi produzida pela divisão norte-americana do Discovery Channel.
"Esse episódio conta como é o reflexo da cultura do rock dentro de países fora do eixo EUA/Inglaterra. De uma certa maneira, eu sou uma consequência disso", diz Frejat, referindo-se ao seu trabalho dentro do grupo Barão Vermelho, um dos principais representantes do rock da geração 80.
Como trata-se de uma produção Discovery/People + Arts, o telespectador pode esperar muitas curiosidades, raramente abordadas em programas de televisão.
A produção toma figuras que considera fundamentais para o rock de países como Rússia, México, Argentina e Congo, para recontar como o estilo mudou o comportamento da parcela jovem da população local.
No bloco dedicado ao Brasil, pode causar certo estranhamento ver o hoje ministro Gilberto Gil citado como exemplo de mártir roqueiro. No entanto, vemos que a ênfase não é tanto no aspecto musical. O embate entre música e órgãos de repressão parece ser muito mais o foco. E daí se vão inúmeros "causos" sobre o exílio de Gil e Caetano Veloso no exterior devido ao regime militar brasileiro.
"No Brasil, por mais que a gente tenha tido uma certa repressão em relação ao "roqueiro cabeludo", o rock aconteceu. Fico imaginando como era para o rock acontecer onde ele era proibido", diz Frejat. O programa mostra, por exemplo, cenas de filmes russos que ridicularizavam os jovens que se interessavam por rock.
"Com o fim da ditadura, a gente estava saindo de um momento meio escuro, e o rock tinha aquela idéia de liberdade. Estávamos trazendo uma coisa comportamental naquele momento." (BRUNO YUTAKA SAITO)

SEXO, MODA & ROCK'N'ROLL. Quando: hoje, às 21h, no canal People + Arts.

Texto Anterior: Política cultural: Diretor da Tate Gallery debate o papel dos museus
Próximo Texto: Sem lei da gravidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.