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"GRANDE IRMÃO"
SBT alcança audiência de "O Clone'; Globo pode desistir de tirar atração do ar, e disputa será divisor de águas no direito
"Casa" é fenômeno no Ibope e na Justiça
DA REDAÇÃO E
DA REPORTAGEM LOCAL
"Casa dos Artistas", a versão
brasileira de "Big Brother" criada
pelo SBT, voltou a surpreender:
depois de derrotar o "Fantástico"
por dois domingos, o programa
começa a assustar a Globo durante a semana. Anteontem, empatou por dois minutos com "O Clone", da Globo, com 35 pontos.
Desse período, a novela estava
no intervalo por 45 segundos e, na
média geral, venceu o SBT por 45
a 20. "Casa dos Artistas", na média, também não derrotou "O
Clone". Teve 28 contra 39. Mas o
"reality show" está conseguindo o
que Silvio Santos queria: tornar
questionável a liderança absoluta
dos programas da concorrente.
Animado, o empresário lançou
anteontem ao mercado propostas
de anúncios em intervalos do programa (que por enquanto é exibido sem cortes). Serão cobrados
R$ 85.148 por cada comercial de
30 segundos, o que torna o programa o mais caro do SBT, ao lado do "Show do Milhão".
Além da batalha entre os departamentos de produção e comercial das duas emissoras, outra disputa será acirrada: a dos tribunais. Tudo começou porque a
Globo comprou os direitos de
produção de "Big Brother" e programou a exibição do "reality
show" para 2002. Silvio Santos,
que chegou a negociar com a Endemol, detentora dos direitos da
atração, desistiu e resolveu fazer
sua versão sem fechar o acordo
com a empresa holandesa.
A Globo já sofreu três derrotas
na tentativa de tirar o programa
do ar pela Justiça e pode desistir
da idéia, segundo Simone Lahorgue, principal advogada da emissora no caso. "Queremos ver o
teor do voto dos desembargadores para avaliar se vale recorrer."
O mérito do processo, no entanto, que é decidir se "Casa dos Artistas" é plágio ou não de "Big
Brother", ainda não foi julgado.
A ação deve demorar anos e, segundo especialistas, será polêmica e representará um divisor de
águas na discussão sobre direito
autoral no Brasil.
A Globo tentará provar que os
detalhes da produção de "Casa
dos Artistas" são semelhantes ao
do "reality show" holandês e que
Silvio Santos agiu de má-fé, já que
teria tido acesso ao "know-how"
da produção do programa.
A tese do SBT é, em outras palavras, a de que na TV "nada se cria,
tudo se copia". Filmar pessoas em
uma casa foi idéia da Endemol,
mas isso, na argumentação de Silvio Santos, não impede outras
TVs de fazer o mesmo. Assim, o
"reality show" teria virado um gênero, como novela e "talk show".
A Globo diz que "Big Brother" é
mais que uma idéia: "É um desenho artístico ou produto pronto".
Segundo Marcos Alberto Bitelli,
advogado especializado em direito autoral, a lei brasileira pode dar
sustentação às duas argumentações. "A Globo teria que provar o
plágio por partes do programa:
cenário, roteiro, posicionamento
de câmeras. Mas, como não há roteiro, fica ainda mais difícil. Será
uma questão polêmica e a decisão
pode criar uma jurisprudência."
Mais processo
Silvio Santos foi condenado anteontem a pagar indenização por
danos morais e materiais ao compositor Archimedes Messina, 69,
que criou o jingle "Silvio Santos
Vem Aí", em 65. Foi decidido na
18ª Vara Cível de SP que o apresentador deve pagar o equivalente
a 50 salários mínimos por danos
materiais. Os danos morais serão
calculados posteriormente.
Messina, que também criou o
famoso jingle do café Seleto, diz
que nunca imaginou que a marchinha ficaria tão famosa.
(DANIEL CASTRO E LAURA MATTOS)
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