São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Programa é sensacional e honesto

MARCELO RUBENS PAIVA
ARTICULISTA DA FOLHA

"Estou de olho em você, Silvio", disse Supla no último domingo, no link ao vivo do SBT. Supla e os telespectadores, a concorrência, a crítica, o mercado publicitário e a mídia estão de olho em Silvio (Santos). "Casa dos Artistas" é a estrela do ano. Não se fala de outra coisa. O programa é sensacional e honesto.
Não explora deficiências alheias, não deturpa a verdade, não oferece sopa de minhocas, não exibe operação de mudança de sexo nem martela o jargão sensacionalista. Na semana passada, na mesa de um bar, até ex-presos políticos comentavam o programa e davam a receita para o convívio forçado: divisão de trabalho e lazer programado.
Há aqueles que reclamam do nível intelectual dos participantes, cuja maioria tem na carteira de trabalho o trinômio "modelo-manequim-atriz". Eu também acharia bem mais interessante a "Casa dos Intelectuais".
Porém seria meio entediante vê-los sentados lendo. E, sinceramente, com a mistura de tédio e prisão, os intelectuais não estariam com o tempo conspirando contra os outros, reclamando daquele que não lava a louça?
Eu daria uma semana para os intelectuais brotarem o Alexandre Frota adormecido em cada um. "Casa dos Artistas" é um exemplo que transcende as normas da dramaturgia. O enredo já foi explorado antes. Mas não é preciso construir personagens. Os atores, brutos, são como eles são, suas defesas são desarmadas com o tempo e as neuroses individuais explodem. Os conflitos surgem sem a necessidade de um autor.
A linguagem, tipo assim, é a da parada da galera: coloquial. Deus não é máquina, e, diariamente, há peripécias e revelações que nascem espontaneamente.


Texto Anterior: Grande irmão: "Casa" é fenômeno no Ibope e na Justiça
Próximo Texto: Vizinho comediante atrapalha gravação de "Gran Hermano"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.