São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segmento Novas Mídias recebeu 262 inscrições

ESPECIAL PARA A FOLHA

No segmento Novas Mídias, o Rumos recebeu, no ano passado, 262 inscrições, mas apenas seis trabalhos foram selecionados, sendo quatro de São Paulo, um do Rio e um da Bahia.
Segundo Jesus de Paula Assis, coordenador da área, o projeto foi limitante porque exigia que os candidatos estivessem periodicamente em São Paulo. Os finalistas desenvolveram seus projetos por dez meses deste ano no laboratório do Itaú. Cada um deles recebeu R$ 1.500 mensais, além de uma ajuda de custo para a produção dos trabalhos. O resultado foi a criação e a produção de quatro sites, disponíveis no endereço eletrônico do Itaú (www.itaucultural.org.br), e dois CD-ROMs.
Segundo Assis, o critério para a seleção também foi a contemporaneidade. "Existem trabalhos com apuro técnico elevado, mas ainda faltam idéias voltadas para essa mídia." Para o próximo ano, Assis tem outros planos. "Vamos promover ciclos de palestras em várias cidades do país."
O Rumos em cinema e vídeo seleciona apenas documentários com temas relacionados à arte e à cultura brasileiras. Segundo a coordenadora da área, Daniela Capelato, é um gênero capaz de integrar diferentes pontos de vista dentro de uma perspectiva que reúne pesquisa e investigação de linguagens.
De novembro de 98 a abril de 99, foram recebidas 449 inscrições (229 no formato cinematográfico e 220 no videográfico) e escolhidos 16 projetos, sendo nove de São Paulo. Rio e Pernambuco emplacaram dois trabalhos cada um e seguidos por Distrito Federal, Ceará e Pará (um trabalho cada Estado).
Segundo Daniela, os aprovados são documentários investigativos com pouco espaço nas TVs abertas e com a promessa de conquistarem espaço nas redes fechadas. "Música, cinema, personalidades do mundo das artes, cultura popular foram os temas mais abordados."
O Itaú Cultural já abriu inscrições para a terceira edição da área. Para participar, o candidato deve entrar no site da instituição.


Texto Anterior: Cartografia cultural: Música e artes visuais delineiam o país
Próximo Texto: Rumos Dança quer fazer diagnóstico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.