São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Instrumentista comemorou com show no Canecão ao lado de Ed Motta, Emílio Santiago, Joyce e Donato Júnior

"Cavaleiro" Donato recebe Prêmio Shell

Rosana Lana/Folha Imagem
O instrumentista João Donato, vencedor do 20º Prêmio Shell


CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

O instrumentista João Donato recebeu o 20º Prêmio Shell da Música Brasileira, durante show anteontem à noite no Canecão, em Botafogo, zona sul do Rio. O prêmio, pelo conjunto da obra, já foi oferecido a nomes como Tom Jobim (82), Chico Buarque (88) e Caetano Veloso (89).
Ele foi chamado ao palco pela apresentadora da noite, a cantora e atriz Lucinha Lins, como sendo um dos "quatro cavaleiros" da bossa nova (ao lado de João Gilberto, Tom Jobim e Johnny Alf).
Donato entrou às 21h52 num Canecão lotado para um show de duas horas, no qual recebeu os convidados Ed Motta, Joyce, Emílio Santiago e seu filho Donato Júnior. Na banda, estavam Robertinho Silva (bateria), Luís Alves (contrabaixo) e Dom Chacal (percussão). O show contou com canções como "A Paz", sucesso de Donato e Gilberto Gil (interpretada apenas ao piano por Donato), "Simples Carinho", "Emoriô" e "Sambou... Sambou".
O instrumentista, no seu temperamento calmo e espirituoso, falou de seu medo de avião, mesmo sendo um filho de aviador. E de um episódio curioso que passou ao lado de João Gilberto, quando ambos ainda eram desconhecidos. "Certa vez, eu e João Gilberto fomos tocar no hotel de uma cidade do interior de Minas. Logo depois da primeira do que seria uma série de apresentações, o dono do lugar nos procurou e disse: "Olha, a hospedagem está paga, vocês podem ficar no hotel até o dia combinado, mas, por favor, não precisam tocar outra vez'", contou, provocando risos na platéia. "Naquela época, eles não sabiam o que era bom."
O lado constrangedor da noite ficou por conta da entrega do prêmio, feita pelo vice-presidente de varejo da Shell do Brasil, o porto-riquenho Herman Colon. Um dos presentes gritou da platéia para que o executivo falasse em português. Mas o vice-presidente acabou se saindo bem, se desculpando do "portunhol" e afirmando que todos o estavam entendendo.
No fim do show, João Donato, Ed Motta, Emílio Santiago, Joyce e Donato Júnior se reuniram no palco para cantar "Bananeira" e "Nasci para Bailar".


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Concerto/Crítica: "War Requiem" nos faz ouvir a pior das guerras sem um estrondo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.