São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Obra conta saga do rio Tietê

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha


O livro "Tietê -°Uma Promessa de Futuro para as°Águas do Passado" é bem oportuno. É provável que as gerações mais novas desconheçam que até os anos 40 o rio era usado para navegação e competições.
Além da excelente diagramação, com fotos entremeadas pelos textos do jornalista Vicente Adorno, o livro conta a história do rio, incluindo projetos que poderão torná-lo navegável novamente.
A respeito desse tema, várias idéias já foram apresentadas. Uma delas na Conferência Mundial sobre Ecologia, em 92, quando o governo de São Paulo anunciou um projeto de recuperação.
É difícil imaginar que o Tietê, nos séculos 16 e 17, foi o primeiro caminho dos aventureiros, colonizadores, e via de expedições para aqueles que ambicionavam ouro e pedras preciosas.
O período de navegação intensa no Tietê cessou no século 19, com as estradas de terra, que facilitaram o transporte de cargas nos lombos das mulas, e com a chegada da ferrovia, na década de 1860.


Avaliação:    


Livro: Tietê - Uma Promessa de Futuro para as Águas do Passado Autor: Vicente Adorno Editora: Texto Art Gráfica e Editora Ltda. Quanto: R$ 30 (156 págs.)

Texto Anterior: Livro - Lançamentos: "Lúcia" joga com o romantismo e o romântico
Próximo Texto: Cultura negra do ES é revelada
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.