São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura negra do ES é revelada

free-lance para a Folha


A historiadora Leonor de Araújo Santanna, a jornalista Adriana Bravin e a fotógrafa Carla Maria Osório de Aguiar tiveram uma boa idéia ao fazer o livro "Negros do Espírito Santo", que também foi o resultado de uma pesquisa interdisciplinar de quatro anos.
Em seis partes, reuniram depoimentos e imagens que, como dizem, "formam um verdadeiro dossiê sobre a sobrevivência e a afirmação cultural do negro no Estado do Espírito Santo".
A historiadora e a jornalista foram buscar histórias que estavam escondidas entre as famílias negras e entrevistaram seus membros, como a dona Cizalpina, com mais de 100 anos.
A mais impressionante é a história de dona Dadá, uma das artesãs mais respeitadas do Estado capixaba. Ela possui quatro filhas cegas e continua confeccionando panelas de barro, que são responsáveis por 50% do sucesso das famosas moquecas capixabas.
O livro também dedica um capítulo especial à zona portuária de São Mateus. (AMG)


Avaliação:   


Livro: Negros do Espírito Santo Autoras: Leonor de Araújo Santanna, Adriana Bravin e Carla Osório Editora: Escrituras Quanto: R$ 30 (125 págs.)

Texto Anterior: Fotografia: Obra conta saga do rio Tietê
Próximo Texto: Resenha da Semana - Bernardo Carvalho: As crônicas que são anacrônicas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.